Rodrigo Alberto Toledo
graduate at Ciências Sociais - Licenciatura Plena from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), graduate at Ciências Sociais - Bacharelado from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) and master's at Sociology from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Has experience in Education, focusing on Evaluation of Systems, Institutions, Plans and Educational Programs, acting on the following subjects: cinema, história e imaginário, moda, imagem e indústria cultural, cidades médias desenvolvimento potencialidades sus, agenda 21 fotografia e história desenvolvimento su and desenvolvimento urbano poder local políticas públi.
É Professor Colaborador e pesquisador na UNICAMP/FCA, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ICHSA e Professor vinculado do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar. Tem pós-Doutorado em Ciências Sociais pela UNESP-FLCAR. Doutor em Ciências Sociais, com período sanduíche na Universidade de Salamanca, USAL, Instituto de Iberoamérica e Centro de Estudios Brasileños. Mestre em Sociologia, pela UNESP/Araraquara. Desenvolve pesquisas sobre teorias democráticas, teorias sociológicas, desigualdades sociais, vulnerabilidade, espoliação urbana, processo de planejamento urbano e metodologias participativas na formulação de políticas públicas. Possui Especialização em Gestão Pública e Gerência de Cidades (2001), bem como Licenciatura Plena (1999) e Bacharelado em Ciências Sociais pela UNESP-FCLAr. Organizou o seminário Planificación urbana de las ciudades brasileñas: desafíos y perspectivas, ministrado na Universidad de Salamanca, Espanha, e no Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, no ano de 2017. É autor dos livros: Do projeto ao plano: a corrente urbanística paulista (2017); Trajetórias do planejamento urbano (2014); Salamanca por Diversas Lentes - Um passeio fotográfico pelas memórias em Salamanca, Espanha (2014), dentre outros. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNESP-FCLAr) da disciplina Planejamento urbano das cidades brasileiras: desafios e perspectivas. Professor substituto no Departamento de Administração Pública de 2013 à 2017, nas disciplinas Política e Fundamentos do Planejamento do Território e Gestão Local de Políticas Públicas.Foi Presidente da ONG-Araraquara Viva, que objetivou implantar a Agenda 21 na cidade de Araraquara no ano de 2002. Enquanto presidente coordenou a elaboração de diversos projetos socioculturais submetidos ao Ministério da Cultura, Lei Rouanet, para captação de recursos. Dentre os projetos destacamos: HISTÓRIA, CULTURA E TURISMO SUSTENTÁVEL - CONSTRUINDO O FUTURO DA CIDADE, que produziu o livro Lentes da Cidade de Araraquara e uma Exposição Fotográfica Itinerante; ARARAQUARA NO TEMPO DOS DINOSSAUROS, que objetivava a criação de um Museu de Paleontologia e Laboratório de Pesquisa Regional na cidade de Araraquara; INTERCÂMBIO CULTURAL XAVANTE, projeto de preservação da memória e da cultura indígena Xavante; PLANTANDO O FUTURO - RECUPERAÇÃO DE MANANCIAIS, projeto que efetuou o plantio de milhares de mudas em áreas de mananciais degradadas no município de Araraquara, com a participação de estudantes das escolas públicas municipais; Membro da equipe de elaboração e implantação do projeto: MOTUCA - MUNICÍPIO SAUDÁVEL - participação nas reuniões e oficinas com a comunidade local, desempenhando atividades de apoio junto à Prefeitura Municipal de Motuca-SP. Participou de projeto firmado entre a FUNDUNUESP e diversos municípios paulistas ministrando o curso Geografia das cidades: cidades sustentáveis, para professores da rede pública de ensino. Atuou como consultor no processo de elaboração da Agenda 21 da cidade de Jau. Elaborou, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, o projeto de RESTAURO DO PALACETE SÃO BENTO, atual Câmara Municipal, submetido ao Minc. Tem trabalhado principalmente em busca de abordagens teórico-metodológicas da interdisciplinaridade contemporânea. Interessa-se, portanto, pela interface dos estudos urbanos, ambientais e populacionais, em especial riscos e vulnerabilidade e experiência nas ações para mitigação das mudanças climáticas.
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