Jalberth Fernandes de Araújo é Professor do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com graduação (2012), mestrado (2013), doutorado (2016) e pós-doutorado (2016), todos em Engenharia Elétrica pela UFCG. Em 2021 ele lançou o seu primeiro livro, intitulado "Um Bom Professor Faz Toda Diferença: Cinco Passos para Criar Experiências de Aprendizagem Criativas, Memoráveis e Significativas", o qual já foi adquirido por dezenas de professores de todo o Brasil. Nele ele ensina cinco estratégias práticas e didáticas para professores inovarem em seus cursos e suas aulas. Desde 2021 está como Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Engenharia Elétrica da UFCG. Desde 2018 está como Coordenador do Laboratório de Experiências de Aprendizagem Criativas da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG. Em 2016, por meio do seu Canal do YouTube, criou um dos Cursos de Cálculo Numérico mais acessados do Brasil. Atualmente o seu Canal conta com mais de 700 vídeos publicados e mais de 2,5 milhões de visualizações, as quais alcançam pessoas de países como Brasil, Angola, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Estados Unidos, entre outros. Em seu Canal, ele compartilha conteúdos de diversas disciplinas do Curso de Engenharia Elétrica, tais como Cálculo Numérico, Eletricidade e Magnetismo, Dispositivos Eletrônicos, Eletrônica, entre outras. Além de ter entrevistas com profissionais renomados de todo o Brasil. Em 2021 foi um dos vencedores do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, o qual valoriza professores por seus projetos educacionais transformador, alinhados à Educação Empreendedora. Desde 2017, coordena e orienta Projetos de Extensão alinhados com a Educação Empreendedora. Em 2018 orientou um Trabalho de Conclusão de Curso para desenvolvimento de um aplicativo para auxílio do ensino e aprendizagem de Instalações Elétricas, o qual já conta com mais de 100 mil downloads. Desde 2020 coordena e orienta Projetos de Ensino voltados ao desenvolvimento de material didático instrucional para o Curso de Engenharia Elétrica. Ele tem experiência com desenvolvimento de material didático instrucional; elaboração de itens; criação de conteúdo; orientação de teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso; elaboração e revisão de artigos para publicação em periódicos e congressos nacionais e internacionais; instrutoria em cursos de capacitação nas áreas de elaboração de aulas e avaliações remotas e metodologias ativas; formação de professores. Ele possui mais de 10 anos de experiência como pesquisador e colaborador no Laboratório de Alta Tensão (LAT) da UFCG e mais de 6 anos de experiência como pesquisador e colaborador no Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científicas (LIMC) da UFCG. Ele já ministrou palestras para professores de todo o Brasil e tem interesse em temas como: engenharia elétrica, eletrônica, ensino, aprendizagem, metodologias ativas, avaliação in loco de cursos, elaboração de itens, desenvolvimento de material didático instrucional, criação de conteúdo, criatividade, inovação, gestão de pessoas, liderança, produtividade e formação e mentoria de professores.
graduation at Engenharia Elétrica from Universidade Federal de Campina Grande (2012), master's at Electric Engineering from Universidade Federal de Campina Grande (2013) and doctorate at Electric Engineering from Universidade Federal de Campina Grande (2016). Has experience in Electric Engineering, focusing on Electrical Systems of Power, acting on the following subjects: mínimos quadrados, transformador, algoritmo de levenberg-marquardt, transformadores and resposta em frequência.