Sílvio Isoppo Porto
Professor da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutorando em Meio Ambiente e Sociedade (linha de pesquisa em Agroecologia), na Universidade Pablo de Olavide (UPO), Sevilha/Espanha. Mestre em Agroecologia (2014), pelas Universidades Internacional da Andaluzia, de Córdoba e UPO, com diploma revalidado no Brasil pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Agrônomo (1990) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência nas áreas de desenvolvimento rural, agroecologia, abastecimento e segurança alimentar e nutricional.
Atuou como consultor, entre 2014 e 2019, desenvolvendo trabalhado para redes e organizações sociais, tais como a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Articulação do Semiárido (ASA) e a Comissão de Desenvolvimento das Comunidades Extrativistas da Região de Diamantina - MG (Codecex), dentre outros. Conduziu avaliação institucional do Centro Sabiá (PE) e de projetos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA - Região Sul), do Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (CEDAC) e da Grande Sertão (Norte de Minas). Também prestou consultoria para a FAO em São Tomé e Príncipe (2016 e 2017) e em Angola (2019).
Atuei 23 anos como gestor público (1991 - 2013), nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal). Entre 2003 e 2013, ocupei a Diretoria de Política Agricola e Informações (Dipai), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nessa função, participei da criação e implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - integrando o Grupo Gestor do Programa -, integrei a equipe do governo federal que elaborou, em conjunto com as organizações sociais, a Política e o 1º Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) - sendo designado representante da Conab na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo) - e no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na condição de diretor da Conab, estabeleci parcerias para o fortalecimento do trabalho de organizações e redes que atuam com o enfoque agroecológico, tais como ANA, ASA, CAA Norte de Minas, Sasop (Bahia) e FASE (Mato Grosso e Pará), além de ter exercido a Coordenação do Projeto de cooperação internacional - dirigido a revitalização da Conab, estabelecido entre essa Companhia e o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), entre 2003 e 2011.
Em 2001, participou da equipe que contribuiu para a elaboração da proposta do Projeto Fome Zero. Nos âmbitos municipal e estadual, atuou em programas de abastecimento alimentar nos governos municipais de Porto Alegre (1991-94) e de Belo Horizonte (1994-96) e exerceu a presidência das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (1999-2002). Foi consultor do Pnud (1997-98) em Rondônia, trabalhando com organizações sociais de extrativistas e povos indígenas.
bachelor's at Agronomia from Universidade Federal de Pelotas (1990). Has experience in Agronomy, focusing on Agronomy
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos