Silvio Ferraz (sp-1959), Professor Titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Entre 2002 e 2013 atuou como Professor Associado do departamento de música do Instituto de Artes da UNICAMP, no biênio 2009-2010 foi Diretor Pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo e Diretor do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Professor voluntário do programa de pós-graduação em Música da ECA- USP (2009-2010). Coordenou o Centro de Linguagem Musical (PUCSP), o Instituto virtual MusArtS (musica articulata sciencia), Núcleo de Integração e Difusão Cultural (NIDIC-UNICAMP) e do curso de Pós-Graduação em Música da Unicamp (2013). Atualmente coordena o Convênio ECA-USP/Unvieristée Paris 8 e tem participado anualmente de congressos internacionais como Conferencista.
Com intensa produção artística, desde 1985 seus trabalhos tem sido constantes em festivais brasileiros de música contemporânea (Festival Música Nova, Bienal de Música Brasileira Contemporânea FUNARTE), Festival d?Automne à Paris 1994, Sonidos de las Americas (Carnegie Hall-N.York, em 1996), Encuentro de Compositores de Chile (Goethe e PUC-Chile), Desde a década de 1990, colabora com grupos internacionais de música contemporânea como Iktus Ensemble e Het Espectra (B]elgica), Contrechamps (Suiça), Arditti String Quartet e Nash Ensemble (Inglaterra), New York New Music Ensemble e Ensemble Orpheus (EUA), DME (Portugal), Taller de Musica Contemporanea (Chile).
Autor dos livros Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (SP: Educ/ Fapesp, 1997), Livro das Sonoridades (Rio: 7 letras, 2004) e organizador de Notas-AtosGestos (Rio: 7 letras, 2007).
Bolsista da Fundação Vitae em 2003, pesquisador associado à Fapesp e pesquisador do CNPQ, desenvolve projetos no campo da composição musical contemporânea, com ênfase no estudo das implicações do conceito de tempo na música do final do século X e séc.XXI.
Dentre seus principais artigos destacam-se "Musique et Modulation: vers une poètique du vent" e "La formule de la Ritournelle", publicados nos livros referência sobre o pensamento da arte na obra de Gilles Deleuze "Agencer les Multiplicités avec Deleuze" (Anne Querrien e Anne Sauvagnargues, orgs.) e "Gilles Deleuze: la pensé-musique" (Pascale Criton e J.-M. Chouvel, orgs.)
Silvio Ferraz, (b. 1959, S.Paulo) studied composition at Universidade de São Paulo (USP) under the guidance of Gilberto Mendes and Willy Correa de Oliveira, the two more important composers of the Brazilian Musica Nova movement. The contact with Brian Ferneyhough in Royaumont?s Voix Nouvelle course, in 1994, and Gerard Grisey at the IRCAM's "Académie d'été" was important to define his musical style. Since 1985, his music has been performed in Brazil and in Europe, at the ?Festival Musica Nova?, ?Bienal de Música Brasileira Contemporânea? (S.Paulo and Rio de Janeiro) ?Festival d?Automne? (Paris, 1994), ?Sonidos de las Americas? (Carnegie Hall-N.York, 1996) and ?Encuentro de Compositores de Chile? (Santiago, 2006). His music have been played by ensembles like Grupo Novo Horizonte e Duo Diálogos (Brazil), The Nash Ensemble e The Smith Quartet (England), o Ensemble Contrechamps (Switzerland), The Ictus Ensemble, Het Spectra Ensemble (Belgium) e Nord Ensemble (Denmark). Grupo Novo Horizonte, Duo Contexto e The Smith Quartet in CDs, recorded some of his compositions. Author of two books about contemporary music (Música e repetição and Livro das sonoridades), professor of composition at the Campinas University (UNICAMP) from 2002 till 2013, since 2014 is professor of composition at the University of São Paulo (USP)