Silmara Aparecida Lopes
Doutora em Educação pela UFSCar-Campus-Sorocaba. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Licenciada em Filosofia e Pedagogia. Profissional da área da educação com experiência na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Tendo trabalhado como docente, Vice-Diretora de Escola, Diretora de Escola e a mais de 17 anos no cargo de Supervisor de Ensino. Trabalhou como Professora na Pós- Graduação em NEP Educacional Sorocaba, ministrando vários componentes curriculares, principalmente o componente de Metodologia da Pesquisa para a construção do Artigo de Conclusão de Cursos de Especialização (Lato sensu), atuando como orientadora de diversos alunos, entre maio de 2017 a dezembro de 2018. Trabalhou como Professora de Cursinhos Preparatórios para Concursos Públicos da área de Educação para Professores, Diretores de Escola e outros cargos, na empresa Prof. Júnior Cursos Preparatórios, de 2013 a 2017. Trabalhou, sem vínculo empregatício, em Reflexão Cursinhos Preparatórios para Concursos Públicos da área da Educação, desde novembro de 2017, até outubro de 2019 atuando em Sorocaba e Região.Trabalha na Claro Educacional como professora desde 2019, atuando em cursinhos preparatórios para concursos, como professora na Graduação e Pós - Graduação. Interesses de pesquisa: Marxismo; Sociologia; Filosofia;Vigotski; Teoria Histórico-Cultural; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação e Trabalho; O Ensino de Filosofia no Ensino Médio; Políticas educacionais e sociais; Educação Especial e Educação Inclusiva; Adequações (Adaptações) Curriculares; Teorias Curriculares; Avaliação na Educação Básica. Membro do grupo de pesquisa GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar- Campus-SOROCABA. Proponente e Coordenadora do Projeto Inovador e Permanente sobre Adaptações Curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais/específicas na Diretoria de Ensino de Sorocaba, desde o ano de 2016.
bachelor's at PEDAGOGIA from Associação de Ensino Tatuiense (1994). Has experience in Education, focusing on Education
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
