Publicações no BrCris
 

Fátima do Carmo Fonseca Ricardi

Graduate at CIÊNCIAS BIOLÓGICAS from Universidade de São Paulo (1982), master's at Genetics from Universidade de São Paulo (1996), ph.d. at Genetics from Universidade de São Paulo (2004) and post doctoral from Universidade Federal de São Paulo (2014). Experience in Genetics, focusing on Human and Medical Genetics, acting on the following subjects: Turner syndrome cognition and Psychopedagogical intervention (based upon Piagetian theory), Bender test, Piagetian scales, dermatoglyphics, Ishihara test. Research team member which developed a practical guide for cognitive stimulation of Turner girls, teenagers and women: Int J Women's Health Care, 2021. Volume 6/ Issue 3/ 197-198. Link: https://opastonline.com/open-access/practical-activities-for-cognitive-stimulation-of-turner-girls-teenagers-andrnwomen-a-guide-for-themselves-and-their-families.pdf
Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, junto ao Departamento de Medicina, disciplina de Endocrinologia (2014). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicogenética da síndrome de Turner, cognição e intervenção psicopedagógica (com base na teoria piagetiana) em portadoras da síndrome de Turner, teste de Bender, escalas de Piaget, dermatóglifos e teste de Ishihara. Integra equipe que elaborou guia prático para estimulação cognitiva de meninas, moças e mulheres portadoras da síndrome de Turner, cujo link se encontra disponibilizado a seguir (2021): https://drive.google.com/file/d/1G57Ls2SGDL2mwF66rngnv8OqWybBEhZD/view?usp=drivesdk In English: Int J Women's Health Care, 2021. Volume 6/ Issue 3/ 197-198. Link: https://opastonline.com/open-access/practical-activities-for-cognitive-stimulation-of-turner-girls-teenagers-andrnwomen-a-guide-for-themselves-and-their-families.pdf Afiliação: Centro de Estudos Psicologia e Educação. Santo André/SP. Brasil. Professora responsável Ivete Pellegrino-Rosa. DRT- SA 01288

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •