Professora aposentada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, onde atuou desde 1992. Tornou-se professora titular da Instituição em 2015. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: conflito de terra, apropriação territorial, direito agrário e movimentos rurais. É autora de inúmeros artigos (em revistas nacionais e estrangeiras) sobre a questão agrária. Em 1998 publicou o livro "Nas Fronteiras do Poder: conflito e direito à terra no Brasil do século XIX".
Publicou o "Dicionário da Terra" no ano de 2005, pela Civilização Brasileira, reunindo dezenas de pesquisadores e estudiosos da questão agrária no país. O Dicionário foi agraciado, em 2o lugar, no Prêmio Jabuti, categoria Ciências Humanas, em 2006. Neste mesmo ano, a investigadora recebeu o prêmio EDUFF para publicação de coletâneas, com o trabalho: "Terras Lusas: a questão agrária em Portugal". Publicou, em 2018, a segunda edição de seu livro "Nas Fronteiras do Poder", pela EDUFF, inaugurando a Coleção Terra. O resultado de suas pesquisas sobre o sistema de sesmarias foi publicado em um novo livro, "O Direito à Terra no Brasil. A gestação do conflito (1795/1822)". A obra foi publicada em duas edições: a primeira, em 2009, e a segunda, em 2012; ambas pela Editora Alameda. Em 2014, realizou uma investigação sobre a historiografia acerca da história rural no brasil, publicada em livro intitulado: O Rural à la gauche, pela EDUFF.
Atualmente é pesquisadora do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Financiada pela FAPERJ, pelo CNPq e pela CAPES, coordena a Proprietas, grupo que reúne núcleos de pesquisas e pesquisadores nacionais e internacionais envolvidos nos debates sobre o acesso à propriedade e a defesa do bem comum. A Proprietas tornou-se, em 2016, um INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, com o projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso. Foi eleita presidenta da Associação Nacional de História para o biênio 2019/2021. Em 2022, publicou seu novo livro: "As Terras de Carlota", publicado no Brasil e em Portugal
graduate at História from Universidade Federal Fluminense (1985), master's at History from Universidade Federal Fluminense (1989) and ph.d. at History from Universidade Estadual de Campinas (1996). Has experience in History, acting on the following subjects: conflito de terra, posse e propriedade, apropriação territorial, escravidão and direito agrário.