Doutor em Educação pela Universidade de Leeds, Inglaterra, onde desenvolveu modelos e tecnologias de inteligência artificial aplicada à educação para apoiar teorias construtivistas de aprendizado. Professor do Programa de Pós-graduação em Multimeios do Instituto de Artes da UNICAMP, onde desenvolve projetos de pesquisa e orienta mestrado, doutorado e iniciação científica em temas envolvendo questões de inteligência artificial aplicada à educação e do aprendizado a partir de filmes em contextos de exclusão social, explorando novas formas de utilizar as tecnologias de mídia no processo de aprendizado e na inclusão social. Com ênfase em projetos de pesquisa contextualizados, que integram aspectos científicos e tecnológicos com aspectos de desenvolvimento humano, social e cultural, tem desenvolvido e aplicado tecnologias de mídia para o aprendizado em diversos contextos escolares e sociais, incluindo: comunidades de agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária, comunidades ribeirinhas, menores em privação de liberdade, escolas públicas em periferias urbanas, crianças com necessidades especiais, e populações sem moradia, entre outros. Em 2010 levou a proposta da Mídia Literacy para a Transformação Social ao Fórum Mundial de Educação, realizado na Palestina, focado na educação para a paz. Atua na comunidade científica de Inteligência Artificial na Educação desde 2000, como revisor de periódico e membro de comitês de programa das conferências internacionais de Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Tutores Inteligentes, e Ciências do Aprendizado, tendo organizado o primeiro workshop de Inteligência Artificial na Educação para a Inclusão Social de Comunidades, em 2011. Participa do CEPID BRAINN, no grupo de educação e difusão do conhecimento, onde coordena o subprojeto de criação de um sistema audiovisual para promover o aprendizado e a conscientização sobre a epilepsia. O principal projeto atualmente em desenvolvimento, com apoio da FAPESP, é o projeto TAPESTRY (Tutoring from Audiovisuals to Promote Empowerment and Social Transformation for at Risk Youngsters), que integra todas as vertentes da linha de pesquisa.
graduation at Engenharia Elétrica from Universidade de São Paulo (1977), master's at Engenharia de Computação from Universidade de São Paulo (1991) and doctorate at Educação from University of Leeds (1997). Has experience in Arts, focusing on Cinema, acting on the following subjects: inclusão digital.