Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). É Mestre (2009) e Doutora (2013) em Letras - área de concentração Linguística - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com dissertação e tese na linha de pesquisa Texto, Enunciação, Discurso: teoria e prática. Em 2020, realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É graduanda no curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, atua como professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-líder do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição (UNISC) e integrante do Grupo de Pesquisa em Linguística do Texto (GPLINT - UFRJ) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP - UFSC). Também integra o Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa em Linguística e Literatura Linguística do Texto e Análise da Conversação. Áreas de interesse: Ensino de língua materna; Semântica; Argumentação; Enunciação. Email: cristiane.lebler@gmail.com.
bachelor's at Letras/Português from Universidade Federal do Rio Grande (2006) and master's at Mestrado em Lingüística e Letras from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Has experience in Linguistics, focusing on Theory of Linguistic Analysis, acting on the following subjects: argumentação, enunciação, signo lingüístico, condição and discurso.