A formação acadêmica tem como base o Bacharelado em Ciências Sociais pela UFCG, tendo como área de concentração a Sociologia. Em 2012 concluiu o Mestrado em Ciências Sociais junto ao PPGCS/UFCG, tendo consolidando as bases analíticas e metodológicas em torno da Sociologia durante seu Doutoramento junto ao PPGS/UFPE (2016).
Atua como Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano desde 2012, no Campus Petrolina Zona Rural, tendo desenvolvido importantes ações e projetos correlatos às áreas técnicas correlatas à Educação, Desenvolvimento Rural e as Dinâmicas Socioeconômicas atreladas à Ruralidade contemporânea. Neste sentido, as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas ao longo da carreira sempre articularam os saberes teóricos e os instrumentais metodológicos da Sociologia à luz das interfaces possíveis à compreensão e/ou atuação sobre temas e questões de relevância à contemporaneidade.
Sob esses pilares, desenvolveu novas habilidades e adquiriu experiências marcantes na carreira como servidor público, tendo atuado em funções estratégicas de gestão administrativa e financeira. quando da implantação do Campus Serra Talhada do IFSertãoPE. Na oportunidade, esteve diretamente envolvido com a estruturação administrativa da Unidade e seus delineamento organizacional básico, com a instalação de setores, estabelecimento de processos e fluxos institucionais, bem como o desenvolvimento gerencial das equipes técnicas que chegaram à Unidade. À época também teve as oportunidade de Coordenar a implantação de vários cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC em municípios dos territórios do Moxotó e Pajeú Pernambucano, colaborando ativamente para a capilaridade da formação educacional técnica e tecnológica da localidade em questão.
Direcionando olhares para as realidades sociais rurais, esteve sempre em diálogo com pesquisadores e e gestores públicos, tendo sido representativa a participação enquanto membro do Grupo de Pesquisa Globalização e Agricultura (UFPE), e do Grupo de Pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFCG) e da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).
Atualmente, tem colaborado e atuado em pesquisas e projetos de extensão que conjugam a formação educacional e as dinâmicas emergentes do mundo rural sob as condições práticas do trabalho, empregabilidade e das esferas e segmentos produtivos, estando, pois, em uma área convergente de interfaces analíticas de extrema relevância para solução de grandes questões sociais, econômicas e ambientais. Neste sentido, em concomitância à docência e às ações de pesquisa e extensão, tem atuado na função de Diretor de Administração Planejamento do Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE desde 2020.