Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985), Especialista em Educação pela UFPel (1992) e em Expressão Corporal (FICAB 1988) Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Educação e Neurociências pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004) ênfase em Neurociência, Epistemologia e Aprendizagem. É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na pesquisa, extensão e ensino (pós-graduação e graduação). Atua também em Consultorias e Assessorias (Pedagógicas ou administrativas), em instituições públicas e privadas, gerindo áreas como Potencialização cognitiva de Recursos Humanos, Educação Física Escolar, e Equipes Esportivas discutindo as relações cérebro/corpo e mente e possibilidades de inovações pedagógicas e de competências sócio emocionais, bem como os impactos da tecnologia na formação de subjetividades. Atua e tem experiência na área de Saúde (Envelhecimento, Qualidade de Vida, Saúde Mental e cuidados), Formação de Professores e Empreendedorismo e Inovação, Pesquisa e atua com os seguintes temas: corporeidade e corpo, aprendizagem, relação cérebro mente, emoção e cognição, potenciais e competências sócio emocionais humanas, movimento e arte, movimento e expressividade, tecnologia e cognição, lazer e recreação como fatores de desenvolvimento pessoal, social e exercício da cidadania. Atuou como professor nas redes públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio no RS. Já foi Chefe de departamento, Vice-Coordenador COMGRAD, Coordenador Institucional PIBID-UFRGS e avaliador de Tecnologias do INPE/MEC.
graduate at Educação Física from Universidade Federal de Pelotas (1985), master's at Fitness from Universidade Federal de Santa Maria (1997), master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) and ph.d. at Education from Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Has experience in Collective Health, acting on the following subjects: corporeidade e corpo, aprendizagem, cérebro mente, epistemologia and cérebro e mente.