Publicações no BrCris
 

Marisa Carlovich

Possui Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP (2005); graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Em sua pesquisa de mestrado "A geometria dedutiva em livros didáticos das escolas públicas do Estado de São Paulo para os 3º e 4º cilos do Ensino Fundamental" se propôs a analisar a Geometria dedutiva em dois períodos, anos 1990 e 2000, evidenciando as influências do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Suas linhas de pesquisa de interesse são História da Educação Matemática e Didática da Matemática. Possui 20 anos de experiência no ensino da Matemática, atuando no Ensino Fundamental e Médio nas redes pública e particular do estado de São Paulo. Elaborou e aplicou projetos interdisciplinares nas escolas, bem como dinâmicas e situações didáticas no intuito de tornar o ensino da Matemática significativo aos alunos. Acredita que a Matemática deva ser contextualizada em situações problemas de interesse dos alunos e que o professor possibilite que os mesmos desenvolvam a intuição e a descoberta dos conceitos e propriedades. Foi professora do Centro Universitário Padre Anchieta e FATEC-Jundiaí por 11 anos, ministrando as disciplinas de Cálculo I, II e III, Geometria Analítica, Estatística, Algoritmos, Lógica e Métodos Numéricos para cursos de Engenharias e de Tecnologias. Participou de projeto de pesquisa do grupo PEA-MAT/DIMAT, com parceria PUC-SP e PUC-Peru de 2014 a 2018, pesquisando sobre o ensino da Matemática na Educação Básica. Desde 2018 ministra aulas de matemática para cursinho popular preparatório para o ENEM e vestibulares.
graduate at Faculdade de Matemática from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), graduate at Licenciatura em Matemática from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) and master's at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). , acting on the following subjects: softwares educacionais, geometria, internet, web 2.0 and comunicação digital.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •