Doutor (2018) e Mestre (2010) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Licenciado em Física (2005) pela mesma instituição. Atualmente é Bacharelando em Teologia (2023...) pela Faculdade Bíblica das Assembleia de Deus (FABAD). Foi professor de Física do Ensino Médio, no período de Junho de 2003 à Março de 2010, no estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, na graduação, é professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, ministrando disciplinas da área de ensino, principalmente as com relações entre História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Ciências. Na pós-graduação, é professor e orientador no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), na qual também leciona disciplinas no campos do ensino de Física, como Marcos da Física. Exerceu o cargo de coordenador de curso (2012-2013). Atualmente é vice-coordenador de curso (2021...). Pela mesma instituição, colaborou na Licenciatura em Física, modalidade Ead (2010-2012), coordenador de disciplinas da área de ensino de Física. Foi coordenador do Pibid-Ciências da Natureza (Agosto de 2012 até Julho de 2015 ). É docente orientador da área de Ciências da Natureza no programa Residência Pedagógica da UFPI (2018 - 2020; 2020 - 2022; 2022...). No campo do ensino e pesquisa em Ensino de Ciências, é líder do Grupo de estudos e Pesquisa em Educação, Ciência e Cultura do Piauí (UFPI), pesquisador do Grupo EnciMat - Educação em Ciências, Educação Matemática e TIC's no ensino (Linha Educação em Astronomia) - UFPR e membro da Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências - RIEC (Grupo de História e Epistemologia da Ciência), além de membro da Sociedade Brasileira de Física (Linha de Pesquisa em Ensino de Física) e Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). No campo do estudo e pesquisa em Teologia, tem se dedicado à História Antiga, principalmente do cristianismo primitivo, pautada na vida e obra do Apóstolo Paulo e as suas múltiplas relações com o império romano. Na intersecção, entre Ciência e Teologia Cristã, busca as relações no processo de construção da Filosofia Natural e Astronomia à partir dos estudos de Isaac Newton e Galileu Galilei. Pesquisa sobre os seguintes temas; no campo da Didática das Ciências: Ensino de Ciências/Física, Base de Conhecimentos para o Ensino com ênfase na produção e mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de professores iniciantes e experientes de Ciências da Natureza, principalmente à partir de suas produções didáticas, História e Filosofia da Ciência na sala de aula, com destaque para relações que envolvem à compreensão da Ciência, à imagem do cientista e do seu ambiente de trabalho com estudantes da educação básica e superior, Educação em Astronomia, com destaque à produção de estratégias didáticas e à compreensão do PCK de professores de Ciências que ensinam Astronomia. Tem atuado, principalmente com o suporte da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e aprendizagem significativa crítica de Moreira para formulação de UEPS, sequências didáticas, unidades didáticas e estratégias de ensino, principalmente com temáticas relacionadas aos campos da Física, Astronomia, História, Sociologia e Filosofia da Ciência na sala de aula (Educação Básica e Ensino Superior). Interesse, em especial, em questões sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Educação em Astronomia e História e Filosofia da Ciência e suas relações na sala de aula e sobre História Antiga, com ênfase no cristianismo primitivo e império romano E-mail para contato: boniek@ufpi.edu.br
bachelor's at Licenciatura em Física from Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) and master's at Ensino de Ciências Naturais e Matemática from Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Has experience in Physic, acting on the following subjects: ensino de física, história e filosofia da ciência and óptica.