Publicações no BrCris
 

Ivanda Maria Martins Silva

Graduada em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (1993), Especialização em Literatura Brasileira - UFPE (1995), Especialização em Educação Continuada e a Distância pela Universidade de Brasília - UnB (2011), Mestrado em Letras - UFPE (1997), Doutorado em Letras - UFPE (2003), pesquisa pós-doutoral em andamento (UFPB). Atuou como docente na Educação Básica na Rede Estadual de Pernambuco. Professora Associada (nível 4) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), lotada na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE- UAEADTec. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa - modalidade EAD/UFRPE- UAEADTec - Programa Universidade Aberta do Brasil- UAB. É docente no Curso de Licenciatura em Letras EAD/UFRPE, com atuação nas áreas de Estágio Supervisionado, Literatura Brasileira, Teoria Literária e Metodologia de Ensino de Literatura. Atuou no Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD/UFRPE, nas áreas de Literatura Infantojuvenil e PCC-Metodologias de ensino para EAD. É pesquisadora e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL-UFRPE) e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG/UFRPE). Coordenou o Projeto de extensão LABFOR (2020 a 2022) e atuou na Coordenação Geral do Programa de Extensão MULTILAB: laboratório multidisciplinar de formação docente, Edital BEXT/UFRPE 2021. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq- LABFOR: Formação Docente- Linguagem, Educação e Tecnologias. É membro do Conselho Editorial da Editora da UFRPE. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/UFPE. Tem experiência na elaboração de materiais didáticos e recursos educacionais para cursos EAD da UFRPE e Universidade de Pernambuco- UPE. Organizou obras, como: Linguagens, tecnologias e educação: interconexões pedagógicas (Editora - UFPE); Cenas da Educação a Distância: aprendizagens, metodologias e inovações (Editora - UFRPE). É autora da obra Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar, tese de Doutorado premiada em 2003 e publicada na Coleção Melhores Teses pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Avaliadora ad hoc em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Letras e Educação. Docente orientadora do Núcleo de Língua Portuguesa - EAD - Programa de Residência Pedagógica - PRP Capes- UFRPE- 2022/2024. Orienta pesquisas de PIBIC, TCC, PRP e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, com publicações de artigos, capítulos de livros e organização de obras sobre: Educação a Distância, letramentos digitais, formação docente, ensino de literatura, letramentos literários na cultura digital, materiais didáticos para EAD, REA- Recursos Educacionais Abertos. Contatos: martins.ivanda@gmail.com - ivanda.martins@ufrpe.br
graduate at Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa from Universidade Federal de Pernambuco (1993), master's at Language from Universidade Federal de Pernambuco (1997) and ph.d. at Language from Universidade Federal de Pernambuco (2003). Has experience in Language, focusing on Language, acting on the following subjects: letramento, leitura, literatura, teoria literária, novas tecnologias, leitura and cibercultura.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •