Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Direito pela USP - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Projetos sobre a Propriedade). Doutor e Mestre em Ciência da Religião (Projetos Direito, Literatura e Religião) pela PUC/SP. Pós-graduado em Literatura. Pós-graduado em Direito Civil (com Processo Civil e Metodologia do Ensino Superior). Licenciado em Filosofia e Bacharel em Direito.
Professor desde 1990, iniciando a docência no Ensino Médio (Filosofia, Literatura e Redação), e, desde 1993, no Ensino Superior, com Direito Civil Constitucional, Filosofia, Ciência Política e Direitos Humanos.
Desde 1991 é Advogado. De 1991 a 2000, atuou na Advocacia Operária no Sindicato dos Trabalhadores/CUT, onde, além da Advocacia, criou Minicursos voltados para a formação e aperfeiçoamento cultural dos sindicalistas e trabalhadores. De 2002 a 2011, atuou como Coordenador Acadêmico de Cursos de Direito.
Desde 2004, atua na Pesquisa e na Extensão. De 2004 a 2008, criou e coordenou o CPPJ - Centro de Pesquisa e Prática Jurídica "Prof. Dr. Goffredo Telles Jr.", para estudos interdisciplinares, e desenvolvimento do projeto Direito e Cidadania com Escolas. De 2009 a 2010, coordenou um Projeto Pedagógico em defesa do Direito Socioambiental, Cultura Indígena e solução de Conflitos de terras na Amazônia legal. De 2011 a 2017, criou e coordenou o NUDAR - NÚCLEO DE ESTUDOS DAS TEORIAS CRÍTICAS PARA O DIREITO CIVIL, SP. De 2017 a 2021, foi Bolsista CAPES com Pesquisa de Direito e Religião, PUC/SP. É Líder do Grupo de Pesquisas CNPq TCTCLAE- Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação, no qual coordena, ainda, a Linha de Pesquisa CNPq-DCCTCE, "DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL, TEORIAS CRÍTICAS, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO JURÍDICA". Também é Pesquisador do GP CNPq/PUC/SP do Programa de Estudos Pós-graduados da PUC/SP.. É Orientador de Iniciação Científica e Coordena Projeto de Curso de Extensão em DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL na Faculdade de Direito Padre Anchieta.
Desde 2014, colabora com a URCA, Ceará, com Minicursos, Palestras, Congressos, Aulas especiais e Convênios com a Itália, e ali integra, nomeado pelo Reitor, um Projeto para Mestrado em Direito e Desenvolvimento. É Professor de Filosofia do Direito e Direito Civil na EMERJ - Escola da Magistratura, RJ, onde também coordena o Curso de Análise Econômica do Direito. Integra o Cadastro para Bancas de Mestrado e Doutorado da UFF, USP, PUC/SP e USF. De 2010 a 2019, foi inscrito no Banco de Avaliadores do MEC/INEP/DAES.
É autor, entre outros, dos livros "PIERRE PROUDHON E SUA TEORIA CRÍTICA DO DIREITO CIVIL (2021); DIREITO, MITO E SOCIEDADE (2020); ANTROPOLOGIA JURÍDICA (2017); JUDAÍSMO E DIREITOS HUMANOS (no prelo); CRISE SACRIFICIAL DO DIREITO: SACRIFÍCIOS, DIREITO, ABUSO DE BENS E JUSTIÇA (em fase de correção gramatical). Organiza, com vários Professores, dois livros de ESTUDOS AVANÇADOS DE DIREITO CIVIL: DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E DIREITO DAS FAMÍLIAS (para 2023). Criou, Coordena e Edita a REVISTA DE DIREITO CIVIL, já no n. 7. É Coordenador geral da Revista de Direito Constitucional.
Desde 2012, desenvolve pesquisa sobre exploração do trabalho de latino-americanos e italianos, mantidos no ilegalismo em NJ e NY, USA. Apoia o Grupo Martin Buber (Judaísmo, Islamismo e Diálogo entre Israelenses e Palestinos), de Roma, e o Grupo MUSLIM-JEWISH SOLIDARITY COMMITTEE, de NY. Foi membro efetivo das Comissões de Bioética e de Direito e Liberdade Religiosa da OAB, SP; e é membro do CN da OAB/BC, SC; é membro da UBE, União Bras. dos Escritores, SP, e da Accademia Napoletana, Napoli. É membro da ABJD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JURISTAS PARA A DEMOCRACIA. Desde 1998 atua na Investigazioni civili, Milão. Integra a Comissão Científica do I Congresso Internacional para a Paz, Salvador, Set., 2022. Integra vários Grupos Inter-religiosos, entre os quais, o grupo de apoio ao Projeto social do Padre Julio Lancelotti.