Amália Cristovão dos Santos
Graduação, mestrado e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Desde 2014, é membro do corpo docente da Escola da Cidade, em São Paulo (SP), na qual leciona disciplinas de graduação nas linhas de história da arquitetura e história das cidades no Departamento de História do curso de Arquitetura e Urbanismo e orienta monografias de pós-graduação, pesquisas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (especialmente ligados aos temas de territórios negros, movimentos de moradia e questões de gênero e raciais na história das cidades e da arquitetura). Atualmente, compõe o grupo de pesquisa Nas Ruas, sediado na mesma instituição, e é co-coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu "Cidades em Disputa". Pesquisa principalmente a cidade, capitania e província de São Paulo, entre os séculos XVIII e XIX, articulando território, representações, atividades e grupos populacionais.
Doutorado (2014-2018) e mestrado (2010-2013) sob orientação da professora doutora Ana Lúcia Duarte Lanna e com financiamento da Fapesp. Tese intitulada "A expulsão do sertão: elites paulistas, entre o imaginário e o território (1749-1841)", em que estudou as transformações e permanências do imaginário acerca dos paulistas, entre os séculos XVIII e XIX, especialmente no que diz respeito a essas formulações e sua relação com o território denominado como "sertão" e com as populações indígenas, a partir das transposições de imagens e representações entre diferentes produções culturais do período, quais sejam, mapas, textos genealógicos, documentos oficiais e escritos literários. Dissertação denominada "Em obras: os trabalhadores da cidade de São Paulo entre 1775 e 1809" (publicado em 2015 pela editora Alameda). Pesquisou as relações sociais e a produção do espaço urbano por trabalhadores e envolvidos em obras públicas na cidade. Graduação concluída em 2008 com a apresentação do trabalho final "A Colonização e as Cidades à Brasileira: Aspectos sociológicos da urbanização", orientado pelo professor doutor Minoru Naruto. Entre 2005 e 2009, integrou o grupo de pesquisa "Os Pioneiros da Habitação Social no Brasil" coordenado pelos professores doutores Ana Paula Koury e Nabil Georges Bonduki.
graduation at Faculdade de Arquitetura e Urbanismo from Universidade de São Paulo (2008), master's at Architecture and Urbanism from Universidade de São Paulo (2013) and doctorate at Architecture and Urbanism from Universidade de São Paulo (2018). , acting on the following subjects: são paulo, planejamento urbano, sertão, história colonial and cartografia histórica.
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
