Beatriz Sayuri Oyama
Doutora em Meteorologia (2015) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), Universidade de São Paulo (USP). Possui Bacharelado (2008) e Mestrado (2010) em Meteorologia pelo mesmo instituto.
Na Universidade de Utrecht, Holanda, foi pesquisadora visitante, desenvolvendo projeto com foco na análise do aerossol carbonáceo e estudou a contribuição veicular no particulado. Entre a instrumentação utilizada destacam-se: Proton-Transfer-Reaction Mass-Spectrometry (PTR-MS), Isotope Ratio Mass Spectrometry (IRMS) e tem experiência em análise de radiocarbono (utilizando Accelerator Mass Spectrometry, AMS).
Trabalhou com análise de dados, com foco em poluição do ar e hidrometeorologia em diferentes grupos de pesquisa da USP.
Também atuou na coordenação de projetos na iniciativa Qualidade do Ar, no Instituto de Energia e Meio Ambiente, sendo responsável pela compilação dos dados nacionais de poluentes atmosféricos no Brasil: Plataforma da Qualidade do Ar (qualidadedoar.org.br) - referência brasileira na OMS. Ainda foi responsável por elaborar relatórios de acompanhamento técnico e gerencial, além de realizar negociações de parcerias com outras organizações e representar a instituição em entrevistas e discussões técnicas junto a órgãos federais (CONAMA, OPAS-OMS e MMA).
Sua atuação profissional tem focado a gestão da qualidade do ar e a caracterização dos poluentes atmosféricos (gases e partículas), com a identificação de fontes poluentes. Além de já ter contribuído em pesquisas na área de hidroclimatologia.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
