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Leyla Mariane Joaquim

Leyla Mariane Joaquim finalizou seu pós-doutorado júnior pelo CNPq (PDJ) na Universidade Federal da Bahia (UFBa), desenvolvendo projeto de pesquisa na área de ensino de ciências sobre relações étnico-raciais e ensino sobre diversidade genética humana. Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2006), Mestrado pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA (2009) e doutorado (2014) pelo mesmo programa com sanduíche realizado no Instituto Max Planck de História da Ciência (2012), em Berlim (Max-Planck-Institut für Wissenschaftsgeschichte - MPIWG). É pesquisadora associada do LEHFIBio (Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia), coordenado pelo Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani, na UFBa, do GCPEC (Grupo Colaborativo de Pesquisa em Ensino de Ciências), coordenado pela Prof. Claudia Sepúlveda, na UEFS, e também, do grupo Lacic (Laboratório Ciência como Cultura) coordenado pelo Prof. Dr. Olival Freire Junior, na UFBA, no qual realizou seu doutorado financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). No Instituto Max Planck de História da Ciência, realizou dois estágios de doutoramento nos departamentos I (Structural Changes in Systems of Knowledge) e II (Ideals and Practices of Rationality), em 2010 e 2012, respectivamente. Em 2012, ela realizou entrevistas de história oral no Instituto Weizmann, em Rehovot, Israel, como parte de sua pesquisa de doutorado. Em 2013 recebeu uma Grant-in-aid do Centro de História da Física do Instituto Americano de Física (AIP), em Washington DC, para realizar pesquisa em história da física moderna e história oral nos Estados Unidos, onde entrevistou pesquisadores das instituições The Rockefeller University, Princeton University e Harvard University. Em março de 2014, recebeu outra Grain-in-aid pelo AIP para visita e apresentaçāo do trabalho prévio neste Instituto. De acordo, Leyla realiza pesquisa nas áreas de Ensino de Ciências e História das Ciências com ênfase nos seguintes temas: relações étnico-raciais e ensino de genética, estudos educacionais sobre genes, história da genética e biologia molecular, história contemporânea da biologia sistêmica, história da física no século XX, interfaces entre ciências físicas e biológicas e suas implicações para o ensino de ciências. Com relação a publicação dos artigos derivados da tese, o processo se encontra assim: O artigo Quantum explorers: Bohr, Jordan and Delbrück Venturing into Biology foi publicado na revista Physics in Perspective. O termo que propusemos em nosso artigo - ?Explorers? - foi tomado pelos editores da revista para o editorial, apresentando a edição como um número com unidade temática (tal mençāo nos deixou contente com a escolha das palavras). O artigo From Physics to Biology: Physicists in the Search for Systemic Biological Explanation foi publicado em 2019 pela revista European Journal for Philosophy of Science.

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