José Marcos de Assis Couto Júnior
José Couto Júnior é Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense na linha Ciência, Cultura e Educação. Ele possui Licenciatura Plena em História (2009) e é Mestre em Educação, na linha Processos Formativos e Desigualdades Sociais, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Desde 2019 é diretor do Ginásio Educacional Carioca Professora Ivone Nunes Ferreira, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, mesma rede onde atuou entre 2009 e 2019 como professor de História.
Possui experiência na área de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: "Revista Brasileira de Pedagogia", Intelectualidade Católica, revista "A Ordem", Movimento Escolanovista e disputas e diálogos pela hegemonia educacional nas décadas de 1920 a 1940. Atualmente suas pesquisas baseiam-se em investigações sobre a construção da memória e a formação de territórios educativos.
Em 2018 foi eleito o Educador do Ano pela Fundação Victor Cívita por meio do Prêmio Educador Nota 10, com o Projeto "As Caravanas, Limites da Visibilidade", onde abordava práticas do ensino de História, "invisibilidade social" e escolas de tempo integral. Naquele mesmo ano recebeu a Medalha de Ordem do Mérito Educativo, no grau de Cavaleiro do Ministério da Educação (MEC). Durante os anos de 2019 e 2021 contribuiu com a Revista Nova Escola, como colunista na página Gestão Escolar.
graduation at Licenciatura Plena em História from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) and master's at Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Has experience in History, focusing on History, acting on the following subjects: gestão escolar, invisibilidade social, boas práticas educacionais, educação inclusiva and território educativo.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos