Jorge Ferreira da Silva
Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) , Mestre em Administração de Empresas (1983) e Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Foi diretor da Cobra Tecnologia S/A, Medidata Informática S/A e Vice-Presidente da holding têxtil do Sistema Cataguazes-Leopoldina. Foi Coordenador de Pós-Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio de 2000 a 2015. É Coordenador da Área de Estratégia da PUC-Rio, Consultor ad hoc do CNPQ, CAPES, FAPESP, FAPERJ e Membro dos Conselhos Editoriais da RAC, Gestão e Sociedade, FACES , Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Foi Diretor Científico e Presidente da ANPAD de 2009 a 2014.
bachelor's at Engenharia Elétrica Eletrônica from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), master's at Administration from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) and doctorate at Production Engineering from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). He is currently professor doutor at Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Has experience in Administration, focusing on Business Administration, acting on the following subjects: estratégia competitiva, estratégia, desempenho, análise desempenho and franchising.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
Visão geral
Afiliação
Publicações
publicações selecionadas
- R&D spending and patents: levers of national development
- Perfis de Comprometimento Organizacional em Universidades Federais: características sociodemográficas e ocupacionais
- Factors that influence service innovation: a systematic approach and a categorization proposal
- Applications of structural equation modeling in humanitarian operations
- DESEMPENHO DE INDÚSTRIAS: O IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E COLABORATIVAS
- Concepção de serviço de suporte de hardware com diretrizes baseadas no mercado
- Impacto da governança e gestão de TI nos resultados das organizações brasileiras
- Social value appraisal: cutting the Gordian knot
- THE EFFECTS OF KNOWLEDGE SPILLOVERS AND ALLIANCE PORTFOLIO DIVERSITY ON PRODUCT INNOVATION AND FIRM GROWTH
- Changes in the Portuguese social economy identified by a social entrepreneurial taxonomy
- Taking services to foreign markets: A taxonomy of Brazilian service firms
- Combining Knowledge to Improve Product and Process Innovation and Performance of SMES in Developing Economies
- Entrepreneurial environment attractiveness: a cross-country longitudinal cluster analysis
- Perceptions about Internationalization Barriers in the Creative Economy: a Multiple-Case Study with Brazilian SMEs
- Strategic Groups and Performance in Higher Education in Brazil
- Avaliação Comparativa de Métodos de Mensuração e Avaliação de Desempenho para Organizações do Terceiro Setor
- The role of alliance portfolio diversity on firm innovation and performance: the case of Colombia
- Inovação de Serviço e seu Impacto no Desempenho Financeiroi
- Relacionamentos na internacionalização de empresas franqueadoras brasileiras
Ensino
theses/dissertations advising
- Análise da Indústria de Artigos Esportivos com Base na Teoria de Porter
- UM ESTUDO SOBRE O SIGNIFICADO DO CONSUMO DE PRODUTOS DE HIGIENE E BELEZA CAPILAR NAS CLASSES DE BAIXA RENDA
- Estratégias Competitivas e Colaborativas no Setor Bancário Brasileiro
- The Role of Open Innovation in the Energy Transition.
- Evolução da estratégia da Fiat Automóveis S.A. face à mudança do ambiente competitivo da indústria automobilística brasileira: Um estudo de caso
- Empreendedorismo Sustentável como Empreendedorismo Institucional: Estratégias de Mobilização e de Legitimação para a Mudança
- Estratégias genéricas de Porter e de Minztberg na indústria brasileira de franquias de fast food
- Uma proposta de tipologia estratégica ad hoc para a indústria brasileira de seguros
- Ulisses Chagas de Souza
- Simulador para Treinamento de Decisões de Marketing - Um exemplo de implementação do composto mercadológico
- ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
- O estado da arte em alianças estratégicas: uma revisão bibliográfica
- Análise da Indústria de Construção Civil com Base na Teoria de Porter
- CONCEPÇÃO DE CALÇAS JEANS A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA
- ANTECEDENTES E CONSEQÜÊNCIAS DOS NÍVEIS DE ENVOLVIMENTO MASCULINO COM VESTUÁRIO: UMA PESQUISA EMPÍRICA COM HOMENS DO RIO DE JANEIRO
- Consumidores de cenoura: suas percepções e atitudes em relação à cenoura Baby
- Fidelidade na Internet: Um caso de Análise conjunta.
- Metodologia de planejamento estratégico: um estudo de caso em firmas gaúchas
- O PAPEL DA ENGENHARIA DE MARKETING NO SUPORTE ÀS DECISÕES GERENCIAIS: APLICAÇÃO DE UM MODELO PARA MAPEAR A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
- O Seguro para Pessoas Físicas no Brasil: Uma Questão de Redesenho do Produto.
- AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS BRASILEIRAS CONFORME AS MELHORES PRÁTICAS INTERNACIONAIS
- O Advento dos Genéricos e seu Impacto nas Estratégias Competitivas da Indústria Farmacêutica Brasileira
- Estudo de caso: análise de custo-efetividade da enoxaparina para profilaxia de eventos tromboembólicos em pacientes cirúrgicos com câncer
- BARREIRAS À INTERNACIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS COM EMPRESAS BRASILEIRAS
- OS SISTEMAS DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO (STADS) E OS CONTRATOS PSICOLÓGICOS DE TRABALHO: O QUE MOTIVA UMA OPERAÇÃO DE CONSULTORIA?
- O IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NO DESEMPENHO FINANCEIRO: UMA VISÃO SOB A ÓTICA DO SETOR DE SERVIÇOS
- ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS PÓS-PRIVATIZAÇÃO PARA AS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
- Estratégias de Marketing de uma Empresa Provedora de Serviços Gratuitos "On-line": Análise da Matriz Importância-Desempenho
- A introdução de metaversos no processo de ensino: Fazendo sentido de mundos virtuais no contexto organizacional do ensino superior
- ESTRATÉGIAS PARA A INDÚSTRIA DE ENTRETENIMENTO MÓVEL: APLICAÇÃO DO MODELO DELTA
- Tipologias Estratégicas na Indústria Farmacêutica Brasileira Pós Genéricos: Poder Explanatório X Parcimônia
- Fatores que Influenciam o Desempenho das Firmas: um Modelo Integrativo
- RESISTÊNCIA À ATITUDE E INTENÇÃO DE ADOÇÃO DO M-LEARNING POR PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
- Trade Marketing: um estudo de casos sobre as práticas no Brasil
- Alianças estratégicas e o sistema financeiro nacional: implicações das estratégias colaborativas e competitivas no desempenho da indústria financeira.
- Relação entre Estratégia de Marca e Valor Intangível de uma Corporação: uma análise a partir da realidade do mercado brasileiro.
- The impact of the strategic alliances and of the internal knowledge sources in the manufacturing firms? innovation and in their financial performance: A comparison between Brazil and Europe
- Análise Estratégica das Gravadoras no Brasil: Entre a Piratiaria e o MP3
- O COALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E COLABORATIVAS COMO FORMA DE INFLUENCIAR O AMBIENTE E MELHORAR O DESEMPENHO DE EMPRESAS
- O Impacto da Administração Financeira sobre o Desempenho das Empresas: Um estudo de caso do setor industrial brasileiro
- Fundos Referenciados em US$ no Brasil - Estudo de seus comportamentos no período de jun/2000 a jul/2001
- Análise das estratégias competitivas da indústria brasileira de café, baseada na tipologia de Porter
- Fatores que influenciam o desempenho das firmas brasileiras: um modelo integrativo
- DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA NA HOTELARIA: DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS PARA A INTERNET
- Impactos das estratégias no desempenho dos pontos de venda: o caso de uma operadora brasileira de telefonia móvel.
- ANALISE DA INDÚSTRIA DE SEGUROS À LUZ DA TIPOLOGIA DE PORTER
- Atuação dos Conselhos de Administração em uma Agenda Estratégica de Perspectivas Futuras para a Empresa
- Impactos das Estratégias Competitivas no Desempenho de Empresas Varejistas
- Impactos da Responsabilidade Social e Alianças Estratégicas no Desempenho de Indústrias: teste empírico nas operadoras brasileiras de plano de saúde/odontológicos
- Impactos da Responsabilidade Social e Alianças Estratégicas no Desempenho de Indústrias
- Fatores Determinantes da Demanda de Publicidade em Jornais no Mercado do Rio de Janeiro
- Um modelo de risco de cancelamento de clientes de telefonia fixa ? a aplicação da regressão logística para retenção de clientes
- O efeito das políticas públicas de apoio à exportação: implicações para o desempenho exportador das firmas em uma abordagem longitudinal
- Análise Competitiva: A Análise da Indústria de Equipamentos de Telecomunicações.
- Estudo de caso: análise de custo-efetividade da enoxaparina para profilaxia em pacientes cirúrgicos com câncer
- Concepção de Serviços Sociais Conforme Diretrizes de Mercado
- O efeito dos knowledge spillovers sobre o desempenho inovador e o crescimento das firmas de manufatura colombianas.
- Classificação de Empresas Familiares no Brasil
- Um estudo sobre a inovação nas escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro: Fatores contribuintes e relação com o desempenho
- Identificação de Grupos Estratégicos: Uma Abordagem Utilizando a Visão Resource-Based e Sistemas Neuro-Fuzzy.
- O impacto da política de aprendizagem e criação de conhecimento no desempenho das empresas.
- Impacto das Estratégias no Desempenho das Empresas Siderúrgicas
- Uma Metodologia para Avaliação de Desempenho de Produtos na Indústria de Informática Brasileira
- Análise de estratégias: o poder explanatório da tipologia de Chrisman et al
- A Proteção do Conhecimento Sensível nas Empresas do Rio Grande do Sul
- Posicionamento Estratégico e Percepção de Valor dos Acionistas: Uma Aplicação na Indústria do Petróleo
- Resinas compostas: um estudo empírico das características que influenciam a decisão de compra dos clientes
- Avaliação dos Impactos dos Fatores Comportamentais e Organizacionais nas Decisões de Compras Públicas Sustentáveis do Setor Público Brasileiro
- Posicionamento social e desempenho financeiro: uma análise da indústria bancária brasileira a partir de uma tipologia proposta
- Principais Fatores de Mercado que Determinam a Decisão sobre Creches na cidade do Rio de Janeiro
- Análise do efeito da utilização de dados de mercado versus dados financeiro-contábeis na avaliação do impacto das estratégias competitivas no desempenho dos grupos estratégicos na indústria bancária brasileira
- Determinação das Características Desejáveis de Refrigerantes Sabor Cola em Embalagens Familiares.
- Estruturação das Redes de Fast-food: Estudo Empírico sobre os Antecedentes do Franchising e suas Implicações sobre o Desempenho das Firmas.
- Posicionamento Estratégico das Distribuidoras de Energia Elétrica no Brasil.
- Desempenho de Alianças Estratégicas: Análise de Modelos e Construtos
- O IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS SETORES DE ENERGIA ELÉTRICA, SIDERURGIA E METALURGIA, TÊXTIL E TELECOMUNICAÇÕES
- Análise da Indústria de Artigos Esportivos baseada na Teoria de Porter
- Estratégias Competitivas e Colaborativas: os Impactos no Desempenho da Indústria Bancária
- O Uso da Internet por Jovens Pertencentes à Base da Pirâmide e Jovens Pertencentes às Classes Média e Alta: Desenvolvimento e Teste Empírico de Modelo para a Análise entre Grupos
- O impacto das estratégias colaborativas na indústria de transporte aéreo
- CRIAÇÃO DE VALOR SEGUNDO OS MODELOS DE NEGÓCIO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL PORTUGUÊS
- A indústria financeira: estratégias competitivas dos bancos comerciais e múltiplos
- Análise Competitiva: O Relacionamento entre a Rentabilidade Industrial e o Ambiente Operacional.
- O papel da mídia nos serviços de valor adicionado em telefonia - um estudo de caso no mercado brasileiro
- Impacto da Governança e Gestão de TI nos Resultados das Organizações Brasileiras
- Adoção do serviço de mensagens de texto pelos usuários de telefonia móvel: uma proposta baseada no modelo de aceitação da tecnologia
- Estratégias Competitivas e o Impacto no Desempenho Financeiro das Empresas: Uma Análise da Indústria de Telecomunicações.
- Construção de um modelo de predição de insolvência bancária baseado na tipologia de Porter
- Utilização de inteligência artificial na análise do desempenho de empresas
- Atuação dos Conselhos de Administração em uma Agenda Estratégica de Perspectivas Futuras
- A VANTAGEM COMPETITIVA DAS NAÇÕES E A VANTAGEM COMPETITIVA DAS EMPRESAS: A LOCALIZAÇÃO É IMPORTANTE?
- Posicionamento competitivo dentro dos grupos estratégicos da indústria farmacêutica brasileira
- Desenvolvimento de Serviços na Área de Educação: uma Aplicação de Análise Conjunta nos Cursos de Mestrado em Administração de Empresas
- Avaliação de Competências Organizacionais: Um Modelo para Identificação e Análise em Empresas de Tecnologia
- Internacionalização de empresas brasileiras para a China: Um estudo sobre os principais modelos teóricos
- OS IMPACTOS DA DESREGULAMENTAÇÃO NO NOVO AMBIENTE DE COMPETIÇÃO, NAS ESTRATÉGIAS E NOS DESEMPENHOS DAS CONCESSIONÁRIAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO MERCADO BRASILEIRO À LUZ DA TIPOLOGIA DE PORTER
- Estratégias Competitivas Aplicadas na Indústria Varejista de Autopeças do Rio Grande do Sul
- Alterações nas estratégias competitivas decorrentes de desregulamentação e de privatizações na indústria do petróleo: um estudo de casos
- Estudo sobre a competitividade da indústria farmacêutica à luz da tipologia de Porter
- Regressão Logística - Um modelo de risco de cancelamento de clientes
- O papel da engenharia de Marketing no suporte às decisões gerencias: aplicação de um modelo para mapear a percepção dos consumidores em relação aos cursos de mestrado em administração da cidade do Rio de Janeiro
- Perfis de Empresas de Serviço Internacionalizadas e sua Relação com o Desempenho
- Impacto das estratégias competitivas no desempenho da indústria hospitalar do Rio Grande do Sul
- O impacto da satisfação e lealdade na retenção de clientes no serviço de telefonia celular - um modelo integrativo
- Avaliação do uso de Estratégias Colaborativas na Gestão de Unidades de Conservação do tipo Parque na Cidade do Rio de Janeiro
- PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS DE MARCENARIA
- CONCEPÇÃO DE FILMES DE LONGA-METRAGEM A PARTIR DE DIRETRIZES DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA
- A CAPACIDADE INOVADORA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA BRASILEIRA E A RELAÇÃO COM SEU DESEMPENHO COMPETITIVO
- Análise da importância e desempenho da videoconferência na automatização administrativa
- Avaliação do uso de Estratégias Colaborativas na Gestão de Unidades de Conservação do tipo Parque na Cidade do Rio de Janeir
- Uma aplicação do Modelo Delta na indústria do turismo online. - O caso do Hotel Urbano
- Fatores da intenção de adoção de tecnologia em Serviços de Saúde: uma análise na perspectiva dos pacientes
- Os impactos das estratégias colaborativas sobre o desempenho da indústria de seguros brasileira
- Os papéis, dilemas e desafios do Gerente de Projetos no contexto brasileiro
- A Indústria Financeira: Estratégia Competitiva dos Bancos Comerciais e Múltiplos
- Orientação para o mercado e desempenho na indústria hospitalar brasileira
- Crowdfunding como solução para viabilização de projetos inovadores
- Mapa de Percepção de Hotéis no Rio de Janeiro: Uma abordagem compositiva
- Análise das preferências dos consumidores de imóveis na Barra da Tijuca: uma aplicação de análise conjunta
- Impactos das Estratégias no Desempenho da Indústria de Construção Civil Brasileira
- O IMPACTO DO DESIGN NO DESEMPENHO DE EMPRESAS DA INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA BRASILEIRA
- Desenvolvimento Econômico Local: O Café das Montanhas Capixabas no Mercado Internacional
- Simulador para Treinamento de Decisões de Marketing - Um exemplo de implementação do composto mercadológico
- OS MODELOS SCP E DE PORTER: TESTE DE ADERÊNCIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA BRASILEIRA
- Classificação de Empresas Familiares de Acordo com a ?Familiaridade?
- O impacto das decisões estratégicas no desempenho dos franqueados em fast food: o papel do relacionamento franqueador - franqueado
- Rede de relacionamento na internacionalização de empresas franqueadoras brasileiras
- Perfis de empresas de serviços internacionalizadas e sua relação com desempenho
- Desenvolvimento de produtos para a indústria de cartão de crédito: uma aplicação de análise conjunta
- GESTÃO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS: PRÁTICAS PARA PRIORIZAÇÃO EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS
- Fatores que influenciam a contratação de serviços de consultoria estratégica no mercado de telecomunicações: uma aplicação de análise conjunta
- Estratégias Competitivas e o Impacto no Desempenho Financeiro das Empresas: Uma Análise da Indústria de Telecomunicações
- Capacidades Dinâmicas em Cadeias de Suprimentos: uma priorização baseada em cenários prospectivos
- Capaci- dades Dinâmicas em Cadeias de Suprimentos: uma priorização baseada em cenários prospectivos,
- Os Papéis, dilemas e desafios do Gerente de Projetos no Contexto Brasileiro
- Taxionomia e Desempenho: uma Aplicação à Indústria Bancária Brasileira
- Gestão do Conhecimento nas empresas brasileiras: relações entre estratégia empresarial, gestão de competências e de resultado e impactos no desempenho do negócio
- Sistemas de Mensuração do Retorno do Investimento em Treinamento nas Organizações Brasileiras
- A DIFUSÃO DA TELEFONIA CELULAR NO BRASIL: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA
- Mecanismos de Reputação no Comércio Eletrônico - uma análise através de modelos baseados em agentes
- Análise das Estratégias Competitivas da Indústria Farmacêutica Brasileira Segundo a Tipologia de Chrisman
- Estratégias para Administração de Projetos de IImpacto Ambiental e Social na Indústria do Petróleo: o caso do Projeto Camisea no Perú
- MAPA PERCEPTUAL DA INOVAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
- Impactos estratégicos e organizacionais decorrentes da desregulamentação do setor pretolífero argentino: estudo de caso da Yacimentos Petroliferos Fiscales - YPF
- Desempenho de Exportação de Empresas Brasileiras: Uma Abordagem Integrada
- ETHICAL DECISION-MAKING: THE ROLE OF FUTURE ORIENTATION, SELF-MONITORING AND SOCIAL NETWORKS
- O Papel das Redes de Relacionamento e do Capital Social na Internacionalização de Empresas Brasileiras de Software
- A Escolha do Modo de Entrada no Mercado Externo e sua Relação com o Desempenho da Subsidiária: Evidências das Empresas Multinacionais Brasileiras
- Capacidade de Inovação no Desenvolvimento de Software Livre / Público
- A Satisfação do Consumidor Final em uma Indústria Monopolista - Aspectos Métricos e Comportamentais