Marco Antonio Teixeira Gonçalves
Professor Titular de Antropologia do Departamento de Antropologia Cultural do IFCS-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ(1984 até o presente). Pesquisador do CNPq, Produtividade em Pesquisa desde 1998. Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Programa Pós-Gradução de Antropologia Social do Museu Nacional-UFRJ, orientado por Eduardo Viveiros de Castro (1984-1995). Atua nas áreas de pesquisa sobre Antropologia Visual, Antropologia e Cinema, Cosmologia, Criação de Mundos Culturais, Etnologia Indígena, Narrativas e Subjetividades. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de St Andrews (Escócia) (1996-1997), com supervisão de Joanna Overing. Foi Visiting Scholar Senior, Bolsa Capes, na New York University (2015-2016), com supervisão de Faye Ginsburg. Fez Estágio Senior - Bolsa CNPq, New York University (5 meses -2018), com supervisão de Faye Ginsburg. Foi professor visitante: Katholieke Universiteit Leuven (Belgica) (1998, 2005), Universidade Complutense de Madrid (2000), Pesquisador Convidado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (2006, 2010,2011) colaborando com Carlo Severi, Phillipe Descola e Anne-Christine Taylor. Fez parte do GT de imagem da Associação Brasileira de Antropologia 2006-2008, 2008-2010. Integrou a Comissão de Imagem da da ANPOCS, 2006-2008; 2010-2012. Foi Editor da Revista Brasileira de Ciências Sociais, ANPOCS 2012-2014. Atualmente é Editor da Revista Sociologia & Antropologia, PPGSA-UFRJ. Escreveu inúmeros artigos sobre Cinema e Antropologia abordando as obras de Jean Rouch, Eisenstein, Robert Flaherty, Eduardo Coutinho, Gabriel Mascaro, Adirley Queirós, Kleber Mendonça Filho, Joaquim Pedro de Andrade, Cinema Navajo e Cinema Indígena Huni Kuin (todos disponíveis na Academia EDU, Marco Antonio Gonçalves). Sobre Fotografia publicou sua pesquisa sobre o arquivo fotográfico de Madalena Schwartz no Instituto Moreira Salles. Autor de 13 livros: 5 na área de etnologia indígena (O mundo inacabado; O significado do nome; Diários de campo de Eduardo Galvão; Curt Nimuendaju:etnografia e indigenismo; Acre:história e etnologia), uma Coletânea sobre "O Brasil na Virada do século: o debate dos cientistas sociais", 7 livros na área de Etnografia e Imagem (ANTROPOLOGIA E CINEMA: Sitiando fronteiras entre documentário/ficção (NO PRELO); O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch; Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens; Etnobiografia: subjetividade e etnografia; Moscou, Eduardo Coutinho; Traduzir o outro: etnografia e semelhança; Operação Forrock: sobre o nordeste contemporâneo (Prêmio Mario Pedrosa da Fundação Joaquim Nabuco). Coordena o NEXTIMAGEM (Laboratório de Experimentações em Etnografia e imagem, desde 2008) https://nextimagem.webnode.com) no PPGSA-IFCS-UFRJ. Realizador dos Filmes Longa metragens::"Das nuvens pra baixo" 75 minutos (Festival Margaret Mead, Nova Iorque, 2016; Selecionado para Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2016; Festival de Lisboa, Prêmio Pierre Verger, ABA, 2016); "O Livro da Água", 70 minutos, Première na New York University, 2019. Curtas: "Figuras oníricas"( Mostra Internacional do Filme Etnográfico); "Dr. Raiz: etnovideoclip" (Mostra Internacional do Filme Etnográfico). Participou dos seguintes Convênios Nacionias e Internacionais: Musée du Quai Branly; Arte,
Imagem, Memória (College de France-PPGAS/UFRJ-PPGSA/UFRJ - CAPES COFECUB), 2009-2012 e do Procad-Capes PPGSA/UFRJ-PPGS/UFC, 2010-2014.
Orientou 40 trabalhos entre Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado.
graduation at Ciências Sociais from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), master's at Antropology from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) and doctorate at Antropology from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Has experience in Antropology, focusing on Aboriginal Ethnology, acting on the following subjects: etnografia, cosmologia, antropologia visual, imagem and etnologia indígena.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
