Paulo Cícero do Nascimento
Possui graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) com ênfase em eletroquímica e doutorado em Química Analítica - Technische Universität Clausthal (1991). Atualmente é pesquisador nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cietífico e Tecnológico e professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Química Analítica principalmente em Eletroanalítica e Quimiometria atuando nos temas ligados à química analítica com ênfase em processos envolvendo contaminantes orgânicos relacionados à matriz asfalto e determinação de espécies metálicas. Metodologias utilizando absorção atômica e molecular, HPLC além da voltametria em meios aquoso e orgânico fazem parte do escopo de investigação. Atua como professor no Departamento de Química da UFSM na Graduação nas disciplinas de QA Qualitativa teórica, QA Quantitativa teórica e Análise Instrumental prática e teórica. Atua também como professor de Pós-graduação nas disciplinas de Tópicos Especiais em QA e Métodos Multivariados de Calibração. Participa frequentemente como Consultor Ad hoc de Química Nova, JBCS, Analytica Chimica Acta, e Talanta entre outros periódicos e também como consultor Ad hoc de CAPES e CNPq. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Química da UFSM no período de 2003 a 2006. Orienta alunos de mestrado e Doutorado no Programa de Química da UFSM.
bachelor's at Química from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978), master's at Material and Metallurgical Engineering from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) and doctorate at Química Analítica from Technische Universität Clausthal (1991). Has experience in Chemistry, focusing on Electroanalytical, acting on the following subjects: voltammetry, aas, hemodiálise, aluminium and amino acid parenteral solution.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos