Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). Mestrado em Psicologia (Cornell University - 1975) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - Universidade de São Paulo - 1988). Pós-doutorado North Carolina University e Utah University ? Visiting Scholar ? CNPq Pesquisador Senior). Vinculada à pós-graduação em Psicologia Cognitiva ? UFPE. Criou, em 1989, o Laboratório de Comunicação e Linguagem na Primeira Infância ? LabCom - na UFPE, voltado para estudos sobre processos/aspectos dinâmicos do desenvolvimento no início da vida, mantendo, sobre este tema, diversas interações, muitas delas desde 1989; destacam-se as cooperações com Jaan Valsiner, Cynthia Lightfoot e Alan Fogel. Desenvolveu o modelo EEA para descrever e compreender a comunicação mãe-bebê. Adota uma perspectiva idiográfica, ressaltando-se o papel da história, chamada de processo de historicidade e concebida como necessária para o estudo do desenvolvimento humano. Desde 2011, têm crescido os estudos do desenvolvimento inserido na cultura, o que transformou o LabCom no Laboratório de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais ? LabCCom. Cooperações atuais: (a) como professora/pesquisadora no International Professional Programme in Cultural Psychology and Social Practice, liderado por Jaan Valsiner (Universidade de Aalborg, Dinamarca); (b) com o grupo de estudos sobre maternidade liderado por Ana Cecília Bastos (UFBA e UCSAL); (c) cooperação, sobretudo teórica, com Marie-Cécile Bertau (Universidade de Munique); (d) início de uma cooperação com a Neuropsicologia com Izabel Hazin e Symone Melo (UFRN); cooperação técnica com o grupo de pesquisa Práticas culturais, música e sociedade, do IFPE Campus Belo Jardim.
bachelor's at Psicologia Bacharel e Psicóloga from Universidade Católica de Pernambuco (1972), master's at Psicologia from Cornell University (1975) and doctorate at Psychology from Universidade de São Paulo (1988). Has experience in Psychology, focusing on Psychology of the Human Development, acting on the following subjects: comunicacao, inicio da vida, dinamica, modelo eea and comunicação mãe-bebê.