Graduate at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2002), master's at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2005) and Ph.d. at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2009). Has experience in Linguistics, focusing on History of the Linguistic Ideas.
É graduada (1999 a 2002), mestre (2003 a 2005) e doutora (2005 a 2009) em Linguística pela Unicamp. Durante seu doutoramento, realizou um estágio de pesquisa na ENS-LSH, em Lyon (2006 a 2007). Foi docente da Unimep (2009) e do PPGCL da Univás (2010-2016), instituição onde exerceu atividades de docência (graduação e pós-graduação), orientação e pesquisa. Além dessas atividades, foi Coordenadora do Nupel (2010 a 2012) e Coordenadora Geral do Enelin 2013 e do Enelin 2015. É docente do DL/IEL da Unicamp desde 2016, assessora ad hoc da FAPESP desde 2018 e Coordenadora Associada do Curso de Linguística do IEL/Unicamp desde 2023. Coordena, com Claudia Pfeiffer e Maristela Sarian, nos biênios 2018-2020, 2020-2022, e 2022-2024 a linha de História das Ideias Linguísticas do GT de Análise de Discurso da Anpoll. Coordenou, com Carolina Fedatto, de 2018 a 2022, o Grupo de Pesquisa O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas, credenciado no Diretório do CNPq. Atualmente, coordena o grupo de pesquisas com Juciele Dias. Atua na área de Linguística, notadamente em História das Ideias Linguísticas e em Análise de Discurso. Em suas pesquisas mais recentes, vem estudando as relações entre conhecimento e tecnologia em sua historicidade, tomando como fundamental o papel fundador da linguagem, além de estudar os processos de construção cotidiana do saber, e de constituição e divisão de saberes linguísticos cotidianos sobre a(s) língua(s) do/no Brasil. Nesses estudos, vem indagando sobre o funcionamento de discursividades que atravessam várias formas saber sobre a língua e as línguas. Essa indagação leva em conta os modos de constituição, formulação, circulação, bem como de nomeação e significação desses saberes, e suas relações com processos de institucionalização, divisão de sentidos, domesticação e resistência.