Prof. Dr. Dermeval Saviani
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Atualmente é professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas e pesquisa e desenvolvimento, ensino. da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao brasileira;, história da educação brasileira, história da educação, pedagogia e politica e educacao.
graduation at Filosofia from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) and doctorate at Filosofia da Educação from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Has experience in Education, acting on the following subjects: educacao brasileira;, história da educação brasileira, história da educação, pedagogia and politica e educacao.
Áreas De Investigação
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Visão geral
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publicações selecionadas
- MEIO SÉCULO DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: DO PERÍODO HERÓICO AO PRODUTIVISMO PELA MEDIAÇÃO DE UM MODELO SUPERIOR ÀS SUAS MATRIZES
- Pedagogia Histórico-Crítica, construção do ser social e educação ambiental
- A questão da Autonomia Universitária e suas vicissitudes na universidade brasileira
- Pedagogia Histórico-Crítica e Pedagogia da Libertação: aproximações e distanciamentos
- Políticas Educacionais em Tempos de Golpe: retrocessos e formas de resistência
- CRISE ESTRUTURAL, CONJUNTURA NACIONAL, CORONAVIRUS E EDUCAÇÃO ?O DESMONTE DA EDUCAÇÃO NACIONAL
- O Conceito de Sistema na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
- Educação na pandemia: a falácia do 'ensino' remoto
Ensino
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- Objetividade e Educação
- Infância e historicidade
- O Moderno Principe Industrial e A Formação Humana: O Pensamento Pedagófico da Confederação Nacional da Indústria,
- Os andaimes da construção. Estudo sobre a luta política dos professores da escola pública de primeiro e segundo graus do Estado de Mato Grosso - 1979 a 1989.
- Didática e Sociedade: o conteúdo implícito do ato de ensinar
- História na escola de primeiro e segundo graus: análise das experiências alternativas de ensino da década de 1980
- Fundamentos teóricos e práticos do trabalho docente
- Universidade Católica no Brasil: elite intelectual para a restauração católica
- Prendas e Antiprendas: uma História da Educação Feminina no Rio Grande do Sul.
- A Educação Escolar Jesuítica no Brasil- Colônia: uma leitura da Obra de Serafim Leite
- Educação e Contradição
- Da Era das Cadeiras Isoladas à Era dos Grupos Escolares na Paraíba.
- De professor a ator social: os andaimes de uma construção
- Desafios da formação humana omnilateral na educação infantil: um estudo da realidade educacional cubana
- Em busca de uma metodologia para uma educação libertadora
- Gênese e Expansão do Magistério Público na Província de Santa Catharina nos Anos de 1836-1889.
- A experiência educativa da Ordem franciscana: aplicação na América e sua influência no Brasil colonial.
- A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil : uma análise histórica
- A "arte como veículo" para a formação humana : considerações sobre o trabalho de Jerzy Grotowski à luz da pedagogia histórico-crítica
- Ensino Superior e Transformação Social
- Júlio de Mesquita Filho: formação e Evolução de um Liberal
- O trabalho como princípio articulador da teoria/prática
- O papel da escola no estado peronista
- O Método Dialético na Investigação Histórica da educação Br
- Razão e Adaptação
- UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA O MEIO RURAL: SISTEMATIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS DA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PROMOCIONAL DO ESPÍRITO SANTO
- "Relação trabalho-educação e questão social no Brasil: uma leitura do pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria - CNI (1930-2000)"
- Processo de trabalho, sindicato e conhecimento operario no contexto da reconversão produtiva : o caso AAU do Uruguai
- Indivíduo e Sociedade
- A Prática Docente na Escola de 1º grau
- A UPE UNE O PARANÁ: (RE) ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL PARANAENSE (1974-1985)
- A prática histórica no proceso de constituição de diferentes concepções de infância; de estados primitivos até a modernidade
- A Utopia da Participação: a posição dos movimentos docentes
- Estudos da Política Nacional em face das necessidades Educacionais das Classes Trabalhadoras (em questão: a Pré-Escola).
- CAPITALISMO E ESCOLA NO BRASIL: A CONSTITUICAO DO LIBERALISMO EM IDEOLOGIA EDUCACIONAL E AS REFORMAS DO ENSINO (1931-1961)
- Prendas e Antiprendas.Uma história da educação feminina no Rio Grande do Sul
- O Papel crítico do supervisor educacional na desmistificação do ensino e na democratização da educação
- Uma Pedagogia da Participação Popular
- A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-critica
- A relação professor/Estado. Um estudo da política elaborada para o magistério no Paraná tradicional, de 1853 a 1930.
- O papel da educação na modernização da sociedade brasileira no projeto de Rui Barbosa
- "Operaçao - Escola"
- Gramsci: uma Nova Concepção de Filosofia
- A Relação Professor-Estado no Paraná tradicional
- Educação e Mercado de Trabalho
- DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA OMINLATERAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DA REALIDADE EDUCACIONAL CUBANA.
- Fundamentos teóricos e práticos do trabalho docente- Estudo introdutório sobre Pedagogia e Didática.
- O Pensamento Educacional de Lubienska e sua influência na Educação Brasileira
- Ideias Pedagógicas Na Colombia Durante A Republica Liberal (1930-1946): A Hegemonia da Escola Nova,
- Raízes da Criação da Universidade Federal do Acre
- Indivíduo e emancipação humana
- As condições subjetivas do trabalho docente: um estudo a partir do ensino de história
- O OBJETO DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
- As contribuições educacionais de Florestan Fernandes: o debate com a pedacgogia nova e a centralidade da categoria Revolução
- O Professor como Agente Político
- Apropriação do conhecimento público pelo setor privado na transferência de tecnologia da Unicamp.
- CRÍTICA DA AUTONOMIA POLITICA DO PENSAMENTO PEDAGOGICO"
- Apesar das amarras, há vida na escola
- A Formação Política do Professor no Exercício Profissional durante os anos 70: Organização e Liderança.
- As origens do município pedagógico no Brasil e em Portugal: estudo comparado dos casos de Uberabinha e Mafra
- Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.
- A decisão em Orientação Vocacional
- O Pensamento burguês e o plano de estudos do Seminário de Olinda (1800-1836).
- Ensino de Primeiro Grau da Competência Técnica ao Compromisso Político
- Estado, Educação e Desenvolvimento Econômico
- A Educação para a Ordem e o Progresso do Brasil: O Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (1856-1888).
- Universidade Católica no Brasil: elite Intelectual para a restauração da Igreja
- Didática e Psicologia.
- Gênese e expansão do magistério público catarinense (1836-1889)
- Pensamento Educacional Brasileiro - Lubienska e sua influência no Brasil
- O moderno principe industrial : o pensamento pedagogico da Confederação Nacional da Industria
- A Universidade Crítica
- Estudo do Sistema Educacional e da Psicologia em Maria Montessori: uma contribuição à reflexão sobre a Concepção Humanista Moderna em Filosofia da Educação
- Pensamento Operário
- Ensino agrotécnico no Brasil: evolução de uma trajetória.
- Hegel, Dialética, Educação
- O projeto de Rui Barbosa : o papel da educação na modernização da sociedade
- Valor e Educaçao
- PENSAMENTO OPERÁRIO: DO MOMENTO PURAMENTE ECONÔMICO (OU EGOISTA-PASSIONAL) AO MOMENTO ÉTICO-POLÍTICO NUM ESTUDO SOBRE CINCO METALÚRGICOS DE SÃO PAULO
- Razão e adaptação: um estudo da epistemologia genética de Jean Piaget
- Valor e educação. Delineamentos para uma teoria materialista do valor
- Apesar das amarras, há vida na escola
- Administração de Empresa e Administração Escolar: Administração Científica?
- O Caráter educativo da propaganda de brinquedos veiculada pela TV
- Inovação na Pedagogia Institucional,(1ª fase)
- O conteúdo do ensino supletivo
- Os Condicionantes Socais da Oposição entre Teoria e Prática na Educação Brasileira: a Política de Profissionalização do Ensino de 2º grau.
- Quando o conteúdo vai além da frase...
- Fundamentos Filosóficos da concepção de educação no Estado Militar
- Os Intelectuais orgânicos e a educação
- O Contexto da Política de criação das Universidades do Estado do Paraná
- OS INTELECTUAIS ORGÂNICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: a consciência necessária para as transformações possíveis
- Psicologia e Educação nas Perspectivas Liberal e Socialista
- As Belas Mentiras.
- Uma nova Educação para o Meio Rural
- A supervisão da educação: do autoritarismo ingênuo à vontade coletiva
- A "Pedagógica" de Enrique Dussell
- Contribuição a historia da escola publica : (elementos para a critica da teoria liberal da educação)
- A decisão em orientação vocacional - caracterização da orientação vocacional no Brasil - crítica aos enfoques da Psicologia e Fenomenologia
- O Enfoque autonomista da educação: crítica à proposta de Educação Popular autônoma
- As Relações de Produção e a Educação do Trabalhador
- As origens do Municipio Pedagógico no Brasil e em Portugal: Estudo Comparado de Uberabinha e Mafra.
- A formação para o trabalho manual no Brasil Colônia
- A Produtividade da Escola Improdutiva
- As Relações de Produção e a Educação do Trabalhador: da distribuição desigual do saber à Veiculação da concepção de Mundo
- Marxismo d história da educação: algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira recente.
- Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB - Movimento de Educação de Base (1961-1966)
- Pedagogia universitária e transformação social
- CRITICA HISTORICA DAS IDEOLOGIAS SUBJACENTES AO CONFLITO ESCOLA PARTICULAR-ESCOLA PUBLICA (1956-61)
- Crítica Histórica das Ideologias Subjacentes ao Conflito Escola Particular-Escola Pública
- IMPLICACOES FILOSOFICAS DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL: UMA EXPERIENCIA BRASILEIRA.
- O contexto de criação das universidades estaduais do Paraná
- O trabalho como princípio articulador da teoria-prática: uma análise da prática de ensino e estágios supervisionados na Habilitação Magistério do Curso de Pedagogia da UNICAMP
- A burguesia sem disfarce : a defesa da ignorancia versus as lições do capital
- Conselho Federal de Educação : O coração da Reforma
- Pedagogia e Luta de classes no Brasil: 1930-1937
- Liberalismo e educação
- A instrução publica em Limeira.
- 'HEGEL, DIALÉTICA, EDUCAÇÃO' - Sobre a Contribuição da Dialética Hegeliana para a Práxis Educativa.
- Política de Formação de Professores do Ensino Superior
- A Apropriação do Conhecimento Público pelo Setor Privado na Relação Universidade-Empresa: Um Estudo a partir do Caso da Unicamp.
- História na escola de 1º e 2º graus: transmissão ou produção de conhecimentos?
- Globalização e descentralização: o processo de desconstrução do sistema educacional pela via da municipalização
- Marxismo e historia da educação : algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira recente
- Educação Comunitária: Além do Estado e do Mercado? - A Experiência da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC(1985-1998).
- A educação escolar jesuítica no Brasil-Colônia: uma leitura da obra de Seraphim Leite, ?História da Companhia de Jesus no Brasil?
- Crítica da Autonomia do Pensamento Pedagógico Brasileiro (1822-1834).
- Estudo do Sistema Educacional e da Psicologia em Maria Montessori
- A educação escolar nos planos plurianuanis do Estado de Santa Catarina na década de 90
- Política de Formação de Professores do Ensino Superior: crítica de seus pressupostos (o binômio 'Segurança e Desenvolvimento' em função de seus resultados
- A LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL (1980 - 1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da história
- A Pedagógica de Enrique Dussel
- Os condicionantes sociais da oposição entre teoria e prática na educação brasileira: a política de profissionalização do ensino de 2º grau
- Capitalismo e Escola no Brasil
- ?A UPE UNE O PARANÁ; A UNE SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA NOSSA VOZ!? MOVIMENTO ESTUDANTIL PARANAENSE: (RE) ORGANIZAÇÃO (1974-1985)
- A educação escolar no discurso e na prática dos governos de Santa Catarina
- El Papel de la escuela en el Estado peronista
- O Liceu de Artes e Ofícios: uma explicação histórica.
- As contribuições educacionais de Florestan Fernandes: debate com a pedagogia Nova e a centralidade da categoria Revolução.
- Ensino Superior, Ciência e Tecnologia - Concepção de Ciência e Tecnologia dos Alunos Formandos da Área de Ciências Exatas e Tecnologia da UFRGS
- A utopia da participação: a posição dos movimentos docentes na formação da política educativa na Argentina.
- Contribuições da grande estética de Lukács para o ensino de literatura
- Contribuições da Perspectiva Histórico-Cultural para a Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental