Silvia Rodrigues Vieira
Professora Associada (nível IV) do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. Atua nos Programas de Pós-graduação em Letras Vernáculas/UFRJ e no Mestrado Profissional em Letras/UFRN - Polo UFRJ. Bolsista de produtividade 2 do CNPq (2015; 2018; 2021). Pesquisadora FAPERJ, contemplada nos Programas Jovem Cientista do Nosso Estado 2011 (2012-2015) e Cientista do Nosso Estado 2014 (2015-2018) e 2020 (2021-2024). Possui Doutorado (2002) e Mestrado (1995) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa), além de Graduação em Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Coordenadora de projetos de pesquisa nacional e de cooperação internacional (com destaque ao Projeto Pró-norma Plural e ao Projeto 21-ALFAL). Orientadora de graduação e pós-graduação. Organizadora, em equipe, de bancos de dados para análises linguísticas (Corpus Concordância; Moçambique-PORT; Moçambique-online, RJ rural-urbano; Estilo-PORT, Corpus Pró-norma plural, dentre outros), sua produção bibliográfica conta com organização de livros e periódicos, capítulos publicados em livros, artigos em periódicos e trabalhos em anais de congressos no âmbito nacional e internacional. Coordena a disciplina nacional do PROFLETRAS, intitulada Gramática, variação e ensino, desde 2013. Integra a Comissão Científica da Área de Sociolinguística da ABRALIN desde 2020 e o GT de Sociolinguística da ANPOLL, coordenando o Eixo Variação e Ensino. Membro suplente do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. Principais áreas de interesse: Sociolinguística e Dialectologia, Variedades do Português, Morfossintaxe: descrição e ensino; Variação e ensino; Ensino de gramática.
graduate at Português Inglês from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), master's at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) and ph.d. at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Has experience in Language, focusing on Portuguese Language, acting on the following subjects: sociolingüística, lexicologia, ensino, concordância verbal and cliticização.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
