Francisco Uribam Xavier de Holanda ? gosta de café com tapioca e cuscuz, peixe frito ou no pirão, de frutas e verduras e de ouvir música. Frequenta os botecos do boêmio e universitário bairro do Benfica e os bares do entorno da Igreja de Santa Luzia, na Praia de Iracema [Fortaleza], e no pré-carnaval segue o bloco Luxo da Aldeia. É professor, estuda e escreve para puxar conversa e fazer arenga política. Graduado em Filosofia Política e doutor em Sociologia, professor da área de Ciência Política do Departamento de Ciências Socais da UFC. Estuda e pesquisa sobre pós-colonialismo, pensamento decolonial e epistemologias do Sul e gosta de opinar sobre a conjuntura política.
Seus dois últimos livros publicados foram: ?América Latina no Século XXI ? As resistências ao padrão mundial de Poder?, Editora Expressão, Fortaleza, 2016; e ?Crise civilizacional e pensamento decolonial. Puxando conversa em tempos de pandemia?. Dialética Editora, São Paulo, 2021. Seu último capitulo de livro publicado: ? pensamento decolonial ? o racismo como articulador do processo de acumulação do capital?, in Decolonialidade a partir do Brasil. Volume VIII, Dialética Editora, São Paulo, 2021. Seu último artigo publicado em revista: ? decolonialidade e o pensamento eurocêntrico de Marx: em favor de uma agenda emancipatória?, Revista Letra Magna 18(29),2022. Contatos: uribam@ufc.br
bachelor's at Filosofia from Universidade Estadual do Ceará (1991), master's at Sociologia do Desenvolvimento from Universidade Federal do Ceará (1995) and doctorate at Sociology from Universidade Federal do Ceará (2003). , acting on the following subjects: capital social, educação, formação política, políticas públicas, assistência social and democracia.