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Jorge Paiva Abrantes

Mechanical Engineering Bachelor's at Campinas State University (1983)- Unicamp, and master's and PhG at Mechanical Engineering from de São Paulo University - USP (2003, 2009). Has experience in several industries in Mechanical Engineering area as forging and forming part manufacturers, car, truck and buses manufacturers. Developed several jobs involving fatigue and vibration tests, vehicles structures and parts designs, non-linear finite element simulations as sheet forming, sheet and tube hydroforming, car, train and airplane occupant safety structure simulations. Specialist engineer in the use and application of the LS-DYNA commercial software for manufacturing process as sheet forming, tube and sheet hydroforming, and for occupant safety as crash, crush and roll-over simulations.Have several publications in Brazilian and international Journals and engineering congresses. Act mainly in fatigue tests and fatigue test specifications, metals plasticity, fabrication process simulations as forging and sheet and tube forming and hydroforming, crash-worthiness and occupant Safety, roll-over, crash, crush, drop test, structure impacts.
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2003, 2009). Tem experiência em diversas indústrias na área de Engenharia Mecânica, forjarias, montadoras de automóveis, caminhões e ônibus. Desenvolveu diversos projetos envolvendo fadiga de materiais, especificações de ensaios de fadiga e vibração, projetos de veículos e suas peças, cálculo estrutural não linear via método de elementos finitos de estampagem de peças de automóveis, caminhões e ônibus. Engenheiro especialista no uso e aplicação do programa comercial LS-DYNA em conformação, hidroconformação, colisões, esmagamentos, impacto de corpos, etc.Atuou ainda no projeto de peças e estruturas para indústrias Aeronáutica e Ferroviária. Especialista em simulação de conformação de chapas e tubos pelos processos tradicionais e pelo processo de hidroconformação. Possui diversos trabalhos técnicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: especificações e ensaios de fadiga, plasticidade de metais, simulações via o método de elementos finitos de processos de fabricação tais como forjamento, conformação e hidroconformação de chapas e tubos e simulações de segurança veicular tais com colisões, esmagamentos, queda livre e impacto em estruturas.

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