Publicações no BrCris
 

Noemia dos Santos Pereira Moura

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Professora associada IV da Universidade Federal da Grande Dourados, atuante na Faculdade de Ciências Humanas, no Curso de Ciências Sociais e no Programa de Mestrado em Antropologia. Com experiência de ensino, pesquisa, orientação e extensão em História e Antropologia, com ênfase em História Indígena e Etnologia Indígena. Desenvolveu pesquisas de pós graduação junto ao povo indígena Terena no âmbito da religiosidade, apropriação, protagonismo e ressignificação. Atualmente as atividades estão voltadas para as políticas públicas em educação escolar indígena com foco nos povos Guarani, Kaiowá e Terena, no ensino superior e na educação básica. Atuou na Coordenação e Vice coordenação do Programa de Mestrado em Antropologia da UFGD (PPGAnt) de 2013-2017 constituindo o corpo docente permanente e na Coordenação Institucional do PIBID/UFGD de 2010-2018.Tem sete orientações de mestrado concluídas e duas em andamento, das quais uma com bolsa CAPES. Realizou o Pós-doc na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no Mestrado em Educação - Campus de Paranaíba, sob a supervisão da Profª Doutora Andréia Nunes Militão, com bolsa PNPD/CAPES (2018-2019). Foi coordenadora do curso de Ciências Sociais na UFGD de março de 2020 a abril de 2022.
graduate at História from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990) and master's at História from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001). Has experience in History, focusing on History, acting on the following subjects: religiosidade, apropriação, sujeitos históricos, trocas, apropriações, terena, educação indígena, apinayé, processo, apinayé, resistência, sujeitos históricos and pesquisa, ensino, história.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •