Adriano de Souza Ventura
Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2001. Foi membro e um dos fundadores do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP) da PUC Minas. Foi subeditor do Jornal Laboratório PORTAL e coordenador da Agência de Notícias do curso de Comunicação da PUC Minas, campus Arcos. Foi professor de Semiótica e Redação Jornalística na Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade (FUNCEC) e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Divinópolis, onde também foi professor coordenador do Laboratório de Rádio.
É radialista há 31 anos, tendo apresentado programas nas Rádio América e Gospa Mira. Foi também criador do projeto jornalístico da Rádio Gospa Mira e responsável pelo Departamento de Jornalismo da mesma emissora, nos anos 2005 até 2012.
Foi professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), campus São Gabriel, lecionando Jornalismo Investigativo, Apuração e Redação, Jornalismo Especializado. Lecionou Introdução aos Estudos da Comunicação, no curso de Publicidade e Propaganda da PUCMinas, no campus Praça da Liberdade. Lecionou a disciplina Pastoral da Comunicação no curso de Filosofia e Teologia do Instituto Dom João Resende e também no Instituto São Tomás de Aquino (ISTA).
Membro do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) da CNBB, onde leciona a disciplina Comunicação e Política no curso de Pós-Graduação em Fé e Política. Atualmente é professor de Cidadania, Gestão Urbana e Municipal, dentro do curso de Pós-Graduação em Administração Pública, no ano de 2020, na PUCMinas Virtual.
Apresenta o programa Ponto de Vista, da Rádio América, aos sábados à tarde, das 16h30 às 18h.Apresenta o programa Compartilhando a Palavra pela Rádio América, todos os dias, às 9 da manha. Foi membro do Conselho Editorial do Jornal Brasil de Fato, entre os anos 2014 a 2016. Exerceu dois mandatos de Vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte (2009-2012; 2013-2016), com atuação nas áreas de moradia, mobilidade urbana, entre outras.
Foi assessor de Comunicação da Emater/MG, com dedicação no núcleo de Redes Sociais e como repórter do Programa de televisão Minas Rural, tendo reportagens exibidas ao longo do ano de 2018.
Entre 2018 e 2019, foi Diretor de Inclusão Digital da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (PRODABEL) e atualmente é assessor especial para Inclusão Digital na mesma empresa. É responsável pelo programa de cursos e inclusão digital da Prodabel, sendo responsável pela criação de dois projetos premiados mundialmente: Programação e Robótica, pela Fundação Lemann, MIT (EUA) e Programando Sonhos Delas, reconhecido durante o Smart City Expo World Congress, realizado em novembro de 2019, como uma das três mais significativas experiências de Inclusão Digital do Mundo. É responsável pelo Projeto de Programação WEB, implementado pela Prodabel em toda Belo Horizonte. Atualmente, além de coordenador do programa de Inclusão Digital da PBH, é professor do Curso de Novas Tecnologias Digitais, com mais de 2500 alunos matriculados.
É chefe da assessoria de comunicação da Prodabel, desde 2022.
master's at Production Engineering from Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Has experience in Comunication, acting on the following subjects: community communication, citizenship, newspaper, broadcaster and marketing.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
