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Érica Sarsur Câmara

Graduada em Letras Licenciatura Português/Francês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Mestre em Estudos Linguísticos (2016), linha de pesquisa Organização Sonora da Comunicação Humana, pelo Poslin/UFMG: ensino da pronúncia das vogais arredondadas anteriores do francês para falantes nativos de português brasileiro. Doutora em Linguística Aplicada (2020), linha de pesquisa Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, pelo Poslin/UFMG: abordagens plurais e didática do plurilinguismo (despertar para as línguas/éveil aux langues e intercompreensão), com período sanduíche no laboratório LIDILEM da Université Grenoble Alpes (França), no âmbito do Projeto DIPROlinguas (Edital n 04/2017, CAPES/COFECUB, com fomento da Capes). Atualmente desenvolve um projeto de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, sobre língua de herança, com o título: "O papel da Sociedade Ucraniana do Brasil na preservação da identidade ucraniana, língua e cultura de herança". Membro do laboratório LIDILEM - Linguistique et Didactique des Langues Étrangères et Maternelles. Membro da Diretoria da Apicad (Associação internacional para a promoção da Intercompreensão a distância). Participou do projeto "Descrição/Inscrição: Variações sobre a escrita e a imagem", com foco na literatura francesa contemporânea. Atuou como estagiária do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (CENEX/FALE), como professora de línguas francesa e espanhola. Atuou como Professora Municipal de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Foi professora temporária na Universidade de São Paulo (USP), ministrando disciplinas de Língua Francesa e Intercompreensão em Línguas Românicas. Atualmente é professora substituta na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ministra disciplinas de Língua Francesa, Língua Francesa Instrumental e Intercompreensão em Línguas Românicas. É membro do Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança (NuCLiH) e do Grupo de Estudos sobre Línguas de Herança no Brasil (GELHE). Atua como professora de FLE (français langue étrangère) e revisora de textos acadêmicos. Seus interesses de pesquisa são a didática das línguas e do plurilinguismo, intercompreensão entre línguas românicas, despertar para as línguas (éveil aux langues) e o uso das biografias linguísticas.
graduation at Letras from Universidade Federal de Minas Gerais (2013) and master's at Language from Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Has experience in Language, focusing on Portuguese Language, acting on the following subjects: ensaios, michel butor, ensaios franceses and poesia francesa.

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