Jorge Rodrigues de Mendonça Fróes
Jorge Rodrigues de Mendonça Fróes, licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), é Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Professor universitário aposentado da UFF ? Universidade Federal Fluminense, trabalha atualmente como pesquisador e consultor autônomo. Em sua formação acadêmica cursou o Instituto Militar de Engenharia, graduando-se em Engenharia de Comunicações em 1965. Suas atividades como professor da área de engenharia elétrica e de telecomunicações, bem como sua participação na administração universitária, como chefe de departamento, coordenador de cursos, e posteriormente como Diretor da Escola de Engenharia da UFF, despertaram seu interesse nas questões relacionadas às influências da utilização da tecnologia no processo pedagógico, conduzindo-o a ampliar sua formação profissional, e a analisar atividades associadas ao uso da tecnologia. Como engenheiro de Telecomunicações da EMBRATEL, no período 1972 a 1979, desempenhou diversas funções técnicas e administrativas, participando de Congressos nacionais e internacionais sobre a utilização de recursos informatizados nas comunicações. Voltando-se às questões da introdução da Informática no processo pedagógico, foi consultor de Informática Educativa da Secretaria de Informática do Ministério de Educação e Cultura, ministrando cursos de treinamento e reciclagem de professores, na área de Informática Educacional (1991), e consultor da OEA - Organização dos Estudos Americanos, para assuntos referentes à supervisão e formação de recursos humanos em Informática Educacional (1991). Retomou seus estudos acadêmicos, cursando o mestrado em Educação na PUC?SP (1997), desempenhando em paralelo atividades profissionais referentes à introdução de computadores nas escolas, pesquisando, discutindo e orientando as primeiras experiências realizadas no Rio de Janeiro, estendendo essa participação a diversas cidades brasileiras. Sua experiência nesse sentido foi registrada na dissertação de mestrado (Os Sistemas Informatizados: uma cartografia da introdução dos recursos informatizados na Escola), conduzindo-o ao doutorado em Psicologia na UFRJ, que concluiu em dezembro de 2006, apresentando a tese Objetos técnicos e produção de subjetividade na Educação. Na pesquisa então desenvolvida, voltou-se à análise das condições que permitem aos objetos técnicos em geral, e aos sistemas informatizados em particular, participar da produção de subjetividade, tendo como objetivo fundamentar novas estratégias de utilização de recursos informatizados no processo pedagógico. Este quadro teórico é atualmente a principal referência de suas atividades e de seu interesse profissional, especialmente no planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos online, voltados à formação de professores em EaD (Educação a Distância).
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