MARIA ISABELLA BOTTINO
Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras/Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Em nível de Pós-Graduação, possui Especialização em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989); Mestrado em Letras (Semiologia/Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Letras (Teoria da Literatura/Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Foi Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências Aplicadas Evandro Lins e Silva/IBMEC-RJ por 11 anos. Atualmente, é Professora de Português Jurídico da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e Professora Adjunta de Linguagem Jurídica, de Argumentação Jurídica e de Teoria Literária da Universidade Veiga de Almeida. Tem experiência na área de direito com ênfase em análise do discurso jurídico e também desenvolve pesquisa em literatura, direito e linguagem. Sua pesquisa em literatura, nos campos da Semiologia e da Teoria Literária, diz respeito ao estudo da obra de Marcel Proust, considerando as relações entre a escrita proustiana e a leitura, bem como a filiação do texto proustiano ao movimento
decadentista. É membro, desde 2005, do Grupo de Pesquisa "Estéticas de fim-de-século", vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq.
graduate at Letras from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), graduate at Licenciatura em Letras from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) and master's at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Has experience in Law, focusing on Law, acting on the following subjects: poesia, albano martins, proust, leitura and noites de paris.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos