Hernani Pereira dos Santos
Sou professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Campus Itaperi - Fortaleza. Também sou Psicólogo Clínico de orientação humanista-existencial, ofertando serviços de psicoterapia e supervisão. Obtive o título de doutor em Psicologia pelo programa de Pós-graduação (PPG) em Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" , Campus Assis (UNESP/Assis), onde, sob orientação do Prof. Dr. Danilo Saretta Verissimo, defendi tese intitulada: "Atenção, relevância, mundo da vida: estudos fenomenológicos sobre a atenção na sociedade contemporânea a partir de Aron Gurwitsch e Alfred Schütz". Obtive o título de mestre em Psicologia também pelo programa de PPG em Psicologia da UNESP/Assis - tendo sido bolsista FAPESP (processo: 2013/13035-7). Sob orientação do Prof. Dr. Danilo Saretta Verissimo, defendi, em novembro de 2015, dissertação intitulada "A teoria da intencionalidade nas obras de Husserl e de Gurwitsch: entre fenomenologia transcendental e Psicologia da Gestalt". Possuo Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (Bacharel em 2011 e Formação de Psicólogo em 2012). Concluí, em 2013, o curso de Pós-Graduação, em nível de Especialização, "Filosofia Moderna e Contemporânea: Aspectos Éticos e Políticos" pela mesma instituição, sob orientação do professor Dr. José Fernandes Weber, tendo por título de minha monografia: "A constituição do ego puro na fenomenologia não-egológica de Aron Gurwitsch". Tenho experiência em pesquisa, ensino e extensão com ênfase no campo da clínica fenomenológico-existencial, considerando sua interface com problemas históricos e filosóficos e com questões sociais contemporâneas, como, por um lado, a "crise atencional" (relacionada a modos de ser hipervigilantes e otimizados) e a demarcação desta com o diagnóstico de TDAH e, por outro, os atravessamentos raciais na ação clínica do psicólogo. No ano de 2013, obtive o terceiro lugar do Prêmio Monográfico "César Ades: Desafios para o futuro da Psicologia", na categoria Estudante, com o trabalho "Cientificismo como obstáculo à compreensão ético-política da psicologia: limites, problemas e alternativas", no subtema "Contribuições da Psicologia na construção do conhecimento no século XXI". E, em 2021, obtive o prêmio "Excelência no ensino" da PUCPR.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
