Ericka Vicente Brandão
Architect, Urban Planner and Master in Urban Development and Environment at Universidade da Amazônia.
Worked as an assistant professor at the Universidade da Amazônia and as a professor and coordinator of the Graphic Design at the Faculdade de Estudos Avançados do Pará.
Has experience in Architecture and Urbanism, acting on the following subjects: Urbanism, Architecture, Design and Interdisciplinarity.
Student of the Doctoral Program in Architecture at the Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto since 2018/19, in the line of study of Urban Dynamics and Forms, in which to develop her thesis with the purpose of understanding the relationship, or not, of the growth of violence urbanization process in Brazilian capitals, namely in the city of Belém-Pará.
Searching questions the security policies that aim only at combating and monitoring the criminal act, by promoting the dispersion of crime through the feeling of belonging to the urban environment by those who inhabit it. It is supported by the methodology of ?Crime Prevention through Built Spaces (CPTED)?, considering its adaptation to the Brazilian reality. Its purpose is to build an integrated analysis through the use of qualitative and quantitative research tools that appear to us beyond the reading of the mapping of environmental variables, but above all the perception of urban spaces and the appropriation of those who inhabit it
Arquiteta e Urbanista e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano pela Universidade da Amazônia.
Atuou como professora assistente da Universidade da Amazônia e como professora e coordenadora do curso de Design Gráfico da Faculdade de Estudos Avançados do Pará.
Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanismo, Arquitetura, Design e Interdisciplinaridade.
Aluna do Programa de Doutoramento em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto desde 2018/19, na linha de estudo de Dinâmicas e Formas Urbanas, na qual desenvolve sua tese com o propósito de perceber a relação, ou não, do crescimento da violência urbana e o processo de urbanização nas capitais brasileiras, nomeadamente na cidade de Belém-Pará.
A pesquisa busca questionar as políticas de segurança que visam apenas o combate e a vigilância do ato criminoso, ao invés de promover a dispersão do crime através do sentimento de pertença do meio urbano pelos que o habitam. Apoia-se na metodologia de ?Prevenção do Crime através dos Espaços Construídos (CPTED)?, considerando sua adaptação a realidade brasileira. Tem como propósito construir uma análise integra por meio da utilização de ferramentas de pesquisa qualitativa e quantitativa que nos permitam perceber além da leitura do mapeamento de variáveis ambientais, mas sobretudo a perceção dos espaços urbanos e a apropriação dos que o habitam.
Investigadora integrada do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, pertencente ao grupo MORFOLOGIAS E DINÂMICAS DO TERRITÓRIO (MDT) o qual dá continuidade à investigação, liderada pelos seus principais investigadores que, desde a década de 1980, se dedica ao reconhecimento e compreensão dos materiais, processos e dinâmicas da urbanização extensiva contemporânea, posicionando-se na vanguarda da pesquisa internacional.
O MDT procura novas formas de compreender os factos urbanos, tentando superar o bloqueio decorrente da incapacidade dos modelos canónicos para enfrentar os novos contextos. Nesta linha, defende a necessidade de olhar para o território urbanizado como um todo, ultrapassando a tradicional dicotomia urbano/rural e compreendendo as suas lógicas, as suas dinâmicas, os seus materiais, os seus processos e os seus actores. Os factos urbanos são reconhecidos como o resultado da organização social, o que leva à inclusão de diferentes campos científicos (arquitectura, desenho urbano, urbanismo, arquitectura paisagista, geografia, mobilidade, economia, sociologia, direito) garantindo uma investigação transdisciplinar, que envolve a contribuição de investigadores externos, nacionais e internacionais.
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos