João Victor Silva Gomes
Master of Laws (2020), Faculdade de Direito do Recife (Universidade Federal de Pernambuco). Law graduate (2012-2017), degree obtained from the same institution in August 2017. Lawyer (OAB/PE 48.828), academic of procedural law, and always a passionate student of human cognition, civil procedure and evidence.
Possui Graduação (2017) e Mestrado (2020) em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE).
Foi bolsista CAPES/CNPQ na graduação (2013-2014), por ocasião do programa Jovens Talentos Para a Ciência, após aprovação em seleção púbica. Durante os 12 (doze) meses do programa, estudou temas relativos à justiça de transição e à democracia na Europa, África e América sob tutoria do Professor Dr. Bruno Galindo, analisando, sobretudo, os cenários de redemocratização da Alemanha (tanto no pós-segunda Guerra quanto no processo transicional da Alemanha Oriental, por ocasião da unificação alemã pós-queda do Muro de Berlim), África do Sul, Chile, Argentina e Brasil (ao cabo do qual elaborou relatório final com projeto de artigo sobre o tema).
O Mestrado em Jurisdição e Processos Constitucionais, iniciado em 2018 (aprovação em 1º lugar na seleção 2018 do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco), foi concluído em 28/02/2020, após aprovação unânime da banca examinadora. Também durante esse período, manteve dedicação exclusiva às atividades acadêmicas, dentro do pactuado no termo de dedicação exclusiva assinado junto à CAPES, e recebeu, regularmente, bolsa de mestrado (algo fundamental para a viabilização não só desta dissertação, mas de qualquer trabalho acadêmico de qualidade).
É, ainda, advogado, regularmente inscrito na OAB/PE sob o nº 48.828, acadêmico e escritor de artigos jurídicos, interessando-se por Direito Processual Civil, Cognição Humana, Direito Probatório, Justiça de Transição, Direito Constitucional e Ciência Política. De modo mais específico, interessam-me as relações destes temas (jurídicos e não jurídicos) com: a inteligência artificial; a economia; a ciência política e as relações internacionais (democracia, desenvolvimento econômico e maior integração entre os mais variados sistemas jurídicos, de civil ou common law); a psicologia; a epistemologia, a neurociência e a arte (sobretudo a música e o cinema).
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
