Maria Clara Mangeth Vanni
Degree in Literature (Portuguese language and literature) from the Federal University of Rio de Janeiro, Brazil (2017) and Master Degree in Literary, Cultural and Interart Studies from the Faculty of Letters of the University of Porto, Portugal (2020) with 7+ years of experience in area of academic research with an emphasis on Literary Theory and Comparative Literature.
Licenciada em Letras (língua portuguesa e literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (2017) e Mestra em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (2020) com 7+ anos de experiência na área da pesquisa acadêmica com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada.
Em seu período na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação do Professor Doutor João Camillo Penna, foi bolsista do CNPq por 3 anos, tendo sido reconhecida com nota máxima em 4 Jornadas de Iniciação Científica (2012-2016) da UFRJ. Suas pesquisas seguem um corpus pautado na investigação da "transgressão" através do estudo e análise da literatura, tendo finalizado a graduação com êxito e nota máxima em sua monografia intitutalada "Diadorim, turva água do sertão: perfomance e subversão de identidade por entre as veredas rosianas".
Em 2018, candidatou-se ao Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Universidade do Porto, sendo admitida em primeiro lugar. A dissertação intitulada "Narrativas de transição: Questões de gênero, representação e representatividade em GenderQueer: A Memoir e Pequenas Felicidades Trans", concluída e defendida em 2020, foi recebida como uma realização inovadora, posto que a investigação no âmbito da Teoria Queer e dos Estudos de Gênero ainda se configura de maneira incipiente em Portugal.
Atualmente atua como pesquisadora, professora de língua portuguesa, literatura e redação, revisora, consultora e roteirista freelancer.
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
