Raquel Ornellas
Pesquisadora, mestre em teatro pela Universidade de São Paulo (2001) e pedagoga pela Uninove (2019). É criadora?intérprete em teatro e dança. Arte - educadora. Possui graduação em Licenciatura Plena com Habilitação em Artes Cênicas (1994) pela USP. E formação em dança desde 1989 (Laban, Contato Improvisação, Dança Contemporânea). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos teatrais, ator-criador, criador-intérprete, voz, corpo, teatro e educação. Desde 1994 pesquisa o corpo e a voz na construção cênica abrangendo os níveis de concepção, produção e reflexão. Dedica-se a uma pesquisa diferenciada sobre a interpretação do ator e do bailarino. É uma das fundadoras da Companhia de Solistas, formado por criadores em arte que tem como objetivo principal, agregar pensamentos múltiplos de artistas solistas de dança, teatro, artes plásticas, música e cinema, interessados numa investigação das linguagens cênicas contemporâneas, aliadas a uma dramaturgia contemporânea. Foi professora universitária na UniFMU em São Paulo com as disciplinas Estudo do Corpo e Estudo do Movimento, também lecionou no Departamento de Artes Cênicas na ECA/USP, Universidade Mogi das Cruzes, Universidade de Sorocaba. Ofereceu oficinas de teatro físico e vocal, de contato improvisação e voz e de jogos teatrais nas seguintes instituições: UNICAMP, Sesc, Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, Festival Internacional de Londrina e estúdios particulares.
Atualmente é mãe e vive a plenitude desse momento. E a partir da maternidade aprofundou suas raízes fisiológicas e também culturais. Tem dedicado estudos e produções culturais e educacionais junto aos Guarani Mbya da aldeia Boa Vista em Ubatuba ? SP. Acredita profundamente na riqueza cultural e modo de vida dos indígenas, e que podem mostrar caminhos para uma construção estética e ética para criação artística e do ser humano. Também estabelece vínculos com outros grupos sociais no âmbito da maternidade e da educação. Promoveu encontro entre mães e bebês e crianças. Repensa, pesquisa e estuda a criação e a educação, desescolarização e unscholling. Desde 2009 com o nascimento de sua filha tem profundo interessa pela cultura da infância e vem fazendo estudos com a Equipe do Centro de Estudos da Casa Redonda com destaque para as mestres bahianas Lydia Hortélio e Maria Amélia Pereira (Péo). Também teve contato com os estudos da educadora italiana Maria Montessori, através do grupo Orion do Equador. Criou projetos ÁGUAS DO BRINCAR, TERRAS DO BRINCAR e BRINCAR NO AR, projetos que lidam com a água e as crianças, com a natureza e com o circo respectivamente.
bachelor's at Artes Cênicas from Universidade de São Paulo (1994) and master's at Arts from Universidade de São Paulo (2001). Has experience in Arts, focusing on Arts, acting on the following subjects: shakespeare, teatro, voz, bruxaria and contact improvisation.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
