Marcia Luzia Correia de Abreu
Márcia Luzia Correia de Abreu, docente desde 1989, na Fundação Municipal de Educação de Niterói. Atuou em todos os ciclos do 1 e 2 segmentos do Ensino Fundamental, dentre estes dez anos ininterruptos em classes de alfabetização e aproximadamente dez anos com Informática Educativa, no laboratório de informática em uma unidade educacional da referida rede de ensino. Desde 2010 foi convidada a trabalhar na Coordenação de Educação Mídias e Novas Tecnologias da SME / FME-Niterói (Fundação Municipal de Educação de Niterói), orientando professores quanto o uso da tecnologia no cotidiano escolar; atuando na formação continuada de professores; participando da organização e banca de concursos; orientando quanto ao uso das mídias nas escolas; dentre outras funções. Paralelamente ao que foi exposto anteriormente, cursou graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2003), se aprofundando em processamento digital de imagens, daí a pesquisa e projeto de graduação intitulado Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto, sendo orientada pela Prof. Dra. Maria Luiza Fernandes Velloso (CV: http://lattes.cnpq.br/5119687245880035) Posteriormente cursou mestrado na área, obtendo assim o título de Mestre em Engenharia da Computação, na UERJ - Área de Conhecimento Geomática (2009), com a mesma orientadora da graduação, tendo como tema da dissertação "Análise de diferentes metodologias para reconhecimento de Linhas de Transmissão em área rurais", concomitante ao mestrado fez o Curso de Qualificação Engenheiro de Elétrica, também pela UERJ (2008). Terminou Licenciatura em Matemática (2013), atuando como docente desta disciplina na rede particular. Fez especialização em Educação Tecnológica, pelo CEFET-RJ (2014), com monografia intitulada Relevância dos Cursos de Formação Continuada no Contexto das NTIC, na Atuação Docente; com artigos publicados em anais de congresso e revista. Em (2017) terminou Especialização em Engenharia de Petróleo e Gás, com o TCC: Relevância das Técnicas de Sensoriamento Remoto na Cadeia Produtiva do Petróleo. Acompanha atualmente a reedição do Projeto Robótica Educacional, com o estudo da Linguagem de Programação Scratch (linguagem de programação em blocos) e o hardware Arduíno, na rede pública de ensino de Niterói. Áreas de interesse. Educação, STEM, Matemática, Robótica Educacional, Tecnologia Educacional, Processamento Digital de Imagens, Detecção de Linhas e Sensoriamento Remoto.
graduate at ENGENHARIA ELÉTRICA from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003).
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos