Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais (Unifal-MG) onde desenvolveu trabalhos de pesquisa relacionados à propagação e micropropagação vegetal. Mestre em Ciências, com ênfase em Biotecnologia Vegetal, área de concentração Análise Genômica e Funcional, pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG) em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa Cenargen) - Laboratório de Genética Molecular. Durante o mestrado, desenvolveu trabalhos relacionados a adaptação de espécies cafeeira ao estresse hídrico e a temperaturas adversas e também trabalhos visando a identificação e caracterização de genes associados à tolerância a seca em cafeeiro.
Doutora em Ciências pelo Programa de Biotecnologia Vegetal (UFLA-MG) área de concentração Análise Genômica e Funcional, em parceria com o "Institut de Recherche pour le Développement (IRD)" Montpellier (França) e a EMBRAPA Café, onde desenvolveu trabalhos visando compreender melhor as bases genéticas e biológicas da tolerância a seca em C. canephora e também, identificar e caracterizar a diversidade genética em populações cultivadas e selvagens da Uganda.
Experiência em técnicas de biologia molecular que envolvam DNA e RNA, como por exemplo, extrações, PCR, qPCR e preparo de bibliotecas para sequenciamento. Conhecimento e habilidades necessárias para desenvolver e conduzir projetos de transformação genética e fenotipagem de plantas, tanto em nível de laboratório, estufa e campo. E também, experiência em bioinformática, análises de dados oriundos de sequenciamento, validação do protocolo de enriquecimento e preparo de bibliotecas, análise da diversidade genética e análise de associação entre genótipos e dados climáticos (EAA/ GWAS).
Área de atuação: biologia molecular, genômica e análise funcional, expressão e regulação gênica, genética de populações e evolução de plantas, bioinformática, melhoramento genético, cultura de tecidos e transformação genética.