Noeli Turle da Silva
Bachelor's at LETRAS from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) and doctor's at Theatre from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011). Has experience in Arts, focusing on Theater, acting on the following subjects: Teatro de Rua,Teatro do Oprimido, Augusto Boal, Teatro Brasileiro Contemporâneo and Amir haddad.
Em artes e citações bibliográfica, Licko Turle. Foi professor visitante do Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (2017-19). Foi professor residente no PPGAC - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro pelo Programa de Apoio ao Pós-Doutorado Júnior CAPES/ (2011-2016). Professor formador e conteudista no curso de Licenciatura em Teatro SEAD/UFBA. Foi Professor no curso de Especialização em Teatro na Universidade Estácio de Sá.
Mestre e doutor em teatro pela nstituição - UNIRIO.
Licenciado em Teatro pela Universidade Estácio de Sá.
Licenciado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Pesquisador do GESTO - GRUPO DE ESTUDOS EM TEATRO DO OPRIMIDO credenciado no Diretório de Grupo de Pesquisa CNPq/UFBA Ameríndia.
Ator, diretor, professor e produtor cultural, criou em 1989, com Augusto Boal, o CTO - Centro de Teatro do Oprimido no Brasil. Cria, com Amir Haddad, em 1999, o Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania. Cria o Instituto ARTIVISTA e o projeto PELE NEGRA - ESCOLA DE TEATROS PRETOS
Autor de:
- TEATRO DO OPRIMIDO E NEGRITUDE - a utilização do teatro-fórum na questão racial (2015)
- TEATRO DE RUA NO BRASIL - A luta pelo espaço público (2016)
- JOGOS IMPROVISACIONAIS - (2021)
Coautor e organizador dos livros:
- TEATRO DO OPRIMIDO E UNIVERSIDADE I - Ensaios, estudos e experimentos (2016)
- TEATRO DO OPRMIDO E UNIVERSIDADE II - Experienciações pedagógico-artivistas e(m) redes para esperançar (2021)
- AUGUSTO BOAL: arte , pedagogia e política (2013);
- O TEATRO DE RUA NO BRASIL - A Primeira Década do Terceiro Milênio (2010)
- TÁ NA RUA - Teatro sem Arquitetura, Dramaturgia Sem Literatura, Ator Sem Papel (2008).
-
Recebeu os prêmios: PROCENA (2004) FUNARTE Artes Cênicas nas Ruas (2009) e FUNARTE Interações Estéticas (2012), Itaú Rumos Cultural (2014) e Arte Negra FUNARTE (2014). Como professor, ator, diretor, palestrante, observador, pesquisador ou jurado já trabalhou na: Alemanha, Taiwan, EUA, África do Sul, Gana, Guatemala, Egito, Tunísia, França, Portugal, Holanda, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile, Cuba, Nicarágua e em todos os estados do Brasil, com exceção de Tocantins.
Na educação, atuou como: - Animador Cultural no Programa Especial de Educação, idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro; professor da rede pública da SEEDUC-RJ -; Coordenador da Equipe de Elaboração do Currículo Mínimo de Arte para a SEEDUC-RJ/Fundação CECIERJ e do Material Instrucional Didático (livros do professor e o aluno) para a Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) na Fundação CECIERJ; - professor conteudista no PROLICEN - UAB -Licenciatura em Teatro à Distância.
Coordenou a segunda e a terceira edição do Forum Negro de Artes Cênicas na Escola de Teatro da UFBA.
Criou e coordenou o GT Artes Cênicas na Rua da ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas
Criou e coordenou as oito edições das Jornadas Internacionais Teatro do Oprimido e Universidade na UFBA e na UNIRIO.
Codirigiu Pele Negra, Máscaras Brancas na Companhia de Teatro da UFBA.
Dirigiu "Ensaios Para a Democracia" no Teatro Vila Velha, ambos em Salvador.
Criou e coordenou "ESCOLA DE TEATRO PRETO em Salvador , Bahia
GEVTO - Grupo de Estudos VIRTUAIS em Teatro do Oprimido (UFBA e UFSB)
Criou e coordenou o curso virtual ESTUDOS EM TEATRO NEGRO (UFBA e Escola de Teatro Preto)
Criou e coordenou o curso virtual ESTUDOS EM TEATRO DE RUA (UFAL).
Áreas De Investigação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
