Publicações no BrCris
 

Maria Paula Vignola Zurawski

Possui graduação em Teatro pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo com a tese "Teatro para Bebês: entre significações e sentidos" (2018). Atualmente é docente no curso de Graduação em Pedagogia do Instituto Superior de Educação Vera Cruz ? SP. Formadora em projetos de capacitação em redes públicas e particulares. Em 2004, foi supervisora de pólo no curso de formação de professoras/es ADI Magistério, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e orientação técnica da Fundação Vanzolini. De 2006 a 2012 integrou a equipe de assessoras de Educação Infantil do programa de formação continuada ?A Rede em rede? da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo-SP. Em 2014 e 2022 participou como elaboradora e, posteriormente, reorganizadora da proposta curricular para as escolas do Serviço Social do Comércio ? SESC. Foi formadora e elaboradora de material didático no projeto Respeitar é Preciso!, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (2013-2016). Em 2016 participou grupo de discussão da segunda versão da Base Nacional Curricular Nacional para a Educação Infantil (BNCC-EI), como elaboradora de um documento técnico para subsidiar a articulação e a implantação da BNCC-EI no tocante ?ao progressivo domínio, pelas crianças, de vários gêneros e formas de expressão gestual, dramática e teatral?. Participou da elaboração do Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil - área de Movimento, (MEC/SEB 1998) e das Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil ? Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2008). Participou da elaboração do currículo de Educação Infantil do Colégio São Luiz, em São Paulo, contribuindo para a área de Natureza e Sociedade (2018). Pesquisa formas contemporâneas de teatro infantil, como o teatro para bebês; e as crianças como fruidoras do teatro e as transformações que o contato com o teatro podem produzir no pensamento e na imaginação infantis. Participa desde 1994 do Grupo Furunfunfum, cujos trabalhos em teatro para o público infantil foram contemplados com prêmios como o APCA de melhor autor de teatro infantil de 2004. No Grupo Furunfunfum, atua nos espetáculos O Macaco Simão, Rapunzel, O Flautista de Hamelin, Brincar com Palavras e O Meninotauro, entre outros. Foi curadora das temporadas infantis do Teatro Alfa e consultora pedagógica do Instituto Alfa de Cultura. É artista cooperada da Cooperativa Paulista de Teatro. De sua produção escrita constam a tradução de A História Mundial do Teatro, de 2000, pela Editora Perspectiva; Conhecimento de Mundo: Educação Infantil: Livro Inicial, pela Editora Pueri Domus Escolas Associadas Ltda. (2010). É uma das autoras de O Trabalho do professor de Educação Infantil, de 2012, pela Editora Biruta (2014) e Experiências de Aprender: os campos de experiência na Educação Infantil, pela Editora Cortez (no prelo). Atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil, currículo, formação de professores, teatro, teatro para a primeira infância e gestão de unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental.
graduation at Teatro from Universidade de São Paulo (1987) and master's at Education from Universidade de São Paulo (2009). , acting on the following subjects: educação infantil, currículo, formação de professores, educação infantil de 0 a 3 anos and movimento.
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •