Publicações no BrCris
 

Roza Maria Palomanes Ribeiro

Possui graduação em Letras (1988), especialização em Língua Portuguesa ( UERJ - 1998), Mestrado ( UFRJ -2002) e Doutorado em Linguística (UFRJ-2007). Atualmente é Professor Associado de Linguística na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) . Participa como líder do grupo de pesquisa ELMEP certificado pela Instituição, com orientações concluídas e em andamento que se apoiam nas teorias cognitivas e metacognitivas voltadas para o ensino de língua portuguesa. Tem mais de 25 anos de experiência como professora de Língua Portuguesa da rede pública de ensino básico, além de mais de 12 anos como docente superior. Suas pesquisas em Linguística Cognitiva centram-se no estudo das construções gramaticais e na aplicação dos pressupostos teóricos cognitivistas ao ensino de língua portuguesa. É vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras ? PROFLETRAS - desenvolvendo pesquisas dentro da linha TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO, É coautora do livro MANUAL DE LINGUÍSTICA, coautora e organizadora dos livros PRÁTICAS DE ENSINO DO PORTUGUÊS e ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL, todos publicados pela Editora Contexto, organizadora e co-autora do livro LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: TEORIAS E PRÁTICAS, publicado pela Editora Brasil Multicultural e organizadora e co-autora do livro A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COMO PRÁTICA DOCENTE: propostas de atividades de leitura e escrita, publicado pela editora ENCONTROGRAFIA. Além dos livros, possui artigos publicados em revistas acadêmicas brasileiras. Faz parte do corpo editorial da Revista SEDA/UFRRJ. rozapalomanes@terra.com.br https://orcid.org/0000-0001-8618-2922
ph.d. at Linguistics from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Has experience in Linguistics, focusing on Linguistics, acting on the following subjects: preenchimento da posição de sujeito, polissemia, metáfora and linguistica cognitiva.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

membro de

  • ELMEP  Grupo de Pesquisa