Diego de Farias Silva
Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Amazonas (2022-atual).
Graduado em Farmácia (2010) e Mestre em Química e Biotecnologia (2013), ambos os cursos pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, além do curso de Pós-Graduação em Educação Transformadora (2021) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ? PUCRS.
Possui 8 anos de experiência profissional na carreira policial, de 2014 a 2016 como Agente da Polícia Civil do Estado de Alagoas PC-AL. Foi lotado por um no e meio na Delegacia de Repressão ao Narcotráfico ? DRN, onde desempenhou a atividades de investigação de campo e inteligência policial. A segunda lotação foi na Operação Policial Litorânea ? OPLIT, realizando Patrulhamento Tático Móvel na região metropolitana de Maceió.
Ingressou na Polícia Rodoviária Federal em 2016, permanecendo até 2021 na Superintendência Regional de Roraima, lotado inicialmente na DEL01-RR, n atividade fim, com a maior parte do tempo desempenhando as funções na Unidade Operacional de Pacaraima, fronteira Brasil-Venezuela. Em 2017 foi convidado a compor a equipe do Núcleo de Operações Especiais de Roraima. No referido período desempenhou as atividades operacionais voltadas ao enfrentamento à criminalidade e policiamento especializado transfronteiriço. Em 2021, removido de ofício para assumir a função de Chefe do Núcleo de Comando de Operações Especiais na Superintendência do Amazonas. Em 2022 acumulou a função de chefe do COE-AM com a função de Chefe Substituto do Setor de Operações.
Dentre os diversos cursos de especialização citados no currículo, destacamos o Curso de Introdução à Atividade de Inteligência ? CIAI (SENASP), Estágio de Adaptação À Vida na Selva (54º BIS), XIV Curso de Operações de Controle de Distúrbios (XIV COCD - PRF) e Curso Expedito de Operações Ribeirinhas (Marinha do Brasil). Além desses, o servidor é docente na disciplina de Enfrentamento às Fraudes Veiculares ? EFV e concluiu o Curso de Gestores Operacionais da PRF.
No currículo de experiências profissionais, ressalta-se a participação em operações de grande vulto para a PRF, como por exemplo, a Operação Rota Segura, logo sucedida pela Operação Égide ? RJ, participou de Operações Temáticas como OTEVEIC e OTENARCO, além de atuar em grandes eventos pela Força de Choque, como a Copa América 2019 e atuação na crise internacional na fronteira Brasil-Venezuela.
graduation at Farmácia from Universidade Federal de Alagoas (2010) and master's at Organical Chemistry from Universidade Federal de Alagoas (2013). , acting on the following subjects: costus cf. arabicus.
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
