Jornalista formado pela UERJ, pós-graduado em Gestão de Negócios pela ESPM-RJ, mestre e doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio. Trabalhou como jornalista no Globoesporte.com, canal GNT, Rádio MEC, Revista Ferroviária e ONG Escola de Gente, antes de atuar, durante 6 anos, como analista de Marketing da Rede Telecine. Publicou o livro O Cinema em Pernambuco (2016), além de artigos de opinião em veículos como a revista Le Monde Diplomatique Brasil e o Jornal do Commercio. Há mais de 6 anos, como professor de Marketing, Sociologia, Cinema e Economia Política dos Meios Digitais, entre outras disciplinas, nos cursos de graduação da Faculdade Católica Salesiana Maria Auxiliadora, em Macaé-RJ. Também é pesquisador associado à International Gramsci Society Brasil, dedicando-se ao estudo das direitas brasileiras em perspectiva histórica, com ênfase nas relações entre internet e política, além de ser sócio-fundador da agência Martelo Marketing.
Journalist graduated from UERJ, postgraduate in Business Management from ESPM-RJ, Master and Doctor in Social Sciences from PUC-Rio. He worked as a journalist at Globoesporte.com, channel GNT, Rádio MEC, Revista Ferroviária and NGO Escola de Gente, before working for 6 years as a Marketing analyst at the Telecine Network. He published the book ?O Cinema em Pernambuco? (2016), as well as opinion articles in vehicles such as Le Monde Diplomatique Brasil and Jornal do Commercio. He has been teaching Marketing, Sociology, Cinema and Political Economy of Digital Media for more than 6 years ? among other subjects ? in the undergraduate courses at Faculdade Católica Salesiana Maria Auxiliadora, in Macaé-RJ. He is also an associate researcher at the International Gramsci Society Brazil, dedicated to the study of Brazilian rights, and is a founding partner of the Martelo Marketing agency.