Arethuza Iemini de Pádua
Possui graduação em Direito pela Universidade Mackenzie (2003) e em Teatro (opção Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009).
Pós Graduada em Gestão Cultural pelo Centro Universitário Una, com experiência em gestão de projetos e produção cultural.
Mestra em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG, com a pesquisa "A linguagem do corpo da obra de Hilda Hilst: Agda e A Obscena Senhora D".
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral e Dramaturgia.
Como professora de Teatro e arte-educadora, trabalhou em projetos sociais em Belo Horizonte, como AME ? Associação Ação Mineira para a Educação e Projeto Criança Esperança. Foi professora de Arte na rede estadual de ensino ? MG e na rede municipal de Belo Horizonte, sempre trabalhando com crianças adolescentes. Com esta experiência, criou e realizou, em 2017, na cidade de Pouso Alegre, a oficina de jogos teatrais ?Foi de Brincadeira ?, voltada para crianças e pré-adolescentes. Em 2022 foi convidada pela Clínica Luria para realizar o projeto ?Sou Artista de Verdade!?, durante o qual as crianças atendidas criaram trabalhos artísticos em telas, utilizando diversos materiais. Desde então vem realizando trabalhos de Arte com as crianças da clínica, apresentando a elas possibilidades em diversas linguagens.
Como atriz, realizou diversas cenas curtas e espetáculos teatrais em Belo Horizonte, entre eles ?A Casa do Sol? (2010-2012) e ?Esta noite Mãe Coragem?(2006-2013), este último com o Grupo ZAP 18 (Belo Horizonte ? MG). Em 2015 estreou o monólogo ?A velha na cadeira de Rodas?, uma das personagens do espetáculo "A Casa do Sol", baseado na vida e obra da escritora Hilda Hilst.
Em 2017 participou do Círculo Hilda Hilst, em Belo Horizonte, Seminário ?Fico besta quando me entendem?, evento em homenagem à escritora, e, no ano seguinte, participou, como uma das autoras, do livro ?A Porca Revolucionária ? Ensaios literários sobre a obra de Hilda Hilst?, com lançamento na FLIP.
Trabalhou como Assistente de Produção Cultural no Centro Cultural SESIMINAS, em Belo Horizonte até agosto de 2021.
Segue desenvolvendo seu trabalho como atriz e produtora através da pesquisa, criação e divulgação do trabalho "O Lado de Fora", projeto composto por três vídeos: "O Ferro-Velho", "A Forasteira" e "A Feiticeira", com uma equipe exclusivamente feminina e viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc.
bachelor's at Direito from Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) and bachelor's at Abi - Teatro from Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Has experience in Arts, focusing on Theatral Interpretation
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos