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João Lucas Dozzi Dantas

Bachelor's at Mechatronics Engineering from Polytechnic School of University of São Paulo (2008) and doctorate at Mechanical Engineering from the same institution (2014). Currently is the head of the Laboratory of Naval and Oceanic Engineering (NAVAL) of Center for Mechanical, Naval and Electrical Technologies(CTMNE) of Institute for Technological Research of São Paulo State (IPT-SP). Works in the area of numerical simulation of propellers and naval vessels, design of propellers, modernization and automation of laboratory testing, testing on Cavitation Tunnel for hydrodynamic characterization of propellers and ship rudders and testing on naval Model Basin for determining resistance, maneuverability and behavior on waves of surface and underwater vessels. He also works and has experience in the design of autonomous underwater vehicles (AUV) and remotely operated vehicles (ROV).
Formado em engenharia mecânica com ênfase em controle e automação pela escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2008), com doutorado direto pela mesma instituição (2014), no tema de modelo de manobras de veículos Autônomos Submarinos (AUVs). Atualmente lidera o Laboratório de Engenharia Naval e Oceânica (NAVAL) do Centro de Tecnologia Mecânica, Naval e Elétrica (CTMNE) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT-SP). Atua na área de simulação numérica de propulsores e embarcações navais, projeto de propulsores, modernização e automação de ensaios, realização de ensaios em Túnel de Cavitação para a caracterização hidrodinâmica de propulsores e lemes navais e na realização de ensaios em Tanque de Prova para a determinação da resistência, manobrabilidade e comportamento em ondas de embarcações de superfície e submarinas. Atualmente é membro efetivo do Comitê de Resistência e Propulsão da 29º International Towing Tank Conference ITTC (2017-2020), entidade fundada em 1932 que produz procedimentos e revisões sobre pesquisas nas áreas de tanque de provas e túneis de cavitação, principal referência da comunidade da área. Também atuou e possui experiência no projeto de veículos autonomos submarinos (VAS/AUV) e em veículos operados remotamente (ROV).

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