Pós-doutorando em Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS, desde 2023), Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental, com ênfase em Ecologia Comportamental) (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Pesquisador e Professor Associado IV do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Coordenador da Cátedra "Sustentabilidade e Visões de Futuro". Na Unifesp foi coordenador (2014-2016), atua como professor no curso de Bacharelado em Ciências Ambientais e de Licenciatura Plena em Ciências, é pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada - PPGAAI, e participou do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PECMA, todos no campus Diadema da Unifesp. É Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (Unifesp). Foi coordenador do Comitê de apoio à implantação do Instituto das Cidades - Unifesp câmpus Zona Leste (2017-2019). É Eletrotécnico formado pela Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP) e Técnico em Energia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Teve grande atuação como Educador no Ensino de Ciências e Biologia (1985-1996). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lotado no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), onde coordenou o Laboratório de Ecologia, Percepção e Educação Ambiental - LEPEA. Foi Vice-Coordenador, docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PROSGAM-UFSCar. Também atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação do CCTS - UFSCar e é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS) e do Programa de Pós-Graduação em Movimento Social e Participação Política, na Escola de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade de São Paulo (ProMuSPP-EACH-USP). Atua como membro do núcleo de pesquisa do Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas - OPAP. Foi Membro do Comitê Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo (CIEA-SP), do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), do Grupo de Trabalho Intersecretarial, para a elaboração do PMEA ? Plano Municipal de Educação Ambiental da cidade de São Paulo, e da Comissão Municipal para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de São Paulo. É ponto Focal do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GTSC A2030). É Presidente do Conselho Curador do Instituto Physis - Cultura & Ambiente, e foi líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)(2013-2022). Foi um dos redatores do Tema Transversal "Meio Ambiente", dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental do MEC (1998). É autor de diversos livros na área de Ecologia, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e é Editor Chefe da Revista Brasileira de Ecoturismo, e da Revista Brasileira de Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Sustentabilidade, Políticas Públicas, Educação Ambiental, Ecoturismo, Ética e Meio Ambiente, Ecologia Humana, Unidades de Conservação,Terceiro Setor, e Ambientalismo . ______E-mail: zneiman@unifesp.br
graduate in Biological Sciences from Universidade de São Paulo (1986), master's at Psychology from Universidade de São Paulo (1991) and ph.d. at Psychology from Universidade de São Paulo (2007). Has experience in Ecology, acting on the following subjects: education, environmental education, environmental and ecotourism, .