Publicações no BrCris
 

Austria Rodrigues Brito

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1996), tem 11 anos de experiência na Educação Básica, Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2015) (PPGL/LALLI). Foi professora da UFPA-Campus de Marabá (02/02/2000 a 05/05/2013), com a criação da UNIFESSPA, passou a integrar a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (05/06/2013- 19/11/2020). Atuou na Faculdade de Estudos da Linguagem (FAEL), vinculada ao Instituto de Letras, Linguística e Artes (ILLA), coordenou o Profletras/UNIFESSPA (2017-2020), Vice- coordenadora do Laboratório de Línguas, Literaturas e Culturas indígenas Aryon Rodrigues (LALLIAR/UNIFESSPA), foi membro do Conselho Gestor do Profletras Nacional pela Região Norte (2017-2020) e ainda atuou na Graduação do Curso de Letras Português. É profa. colaboradora do PROFLETRAS -UNIFESSPA e POSLET/UNIFESSPA. Atualmente é professora Associada I, da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança, lotada na Faculdade de Letras (FALE). Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase nas relações entre Ensino, língua, cultura e identidade. Atua igualmente na área de educação escolar - formação de professores de educação básica e educação escolar indígena (com trabalhos a respeito de currículo diferenciado, ensino- aprendizagem de línguas étnicas, ensino bilíngue em contextos indígenas, formação de professores de educação escolar indígena, vitalização linguística e documentação de línguas obsolescentes e Literaturas Afro-indígenas. Possui publicações nas questões relacionadas a letramentos sociais, leitura, produção de textos, reflexão linguística no âmbito do ensino-aprendizagem numa abordagem epilinguística. Lidera um grupo de pesquisa denominado Grupo de Pesquisa e Estudos em línguas e Literaturas Indígenas (GPELL-IND). Esse grupo discute questões de educação escolar indígena num contexto bilíngue; interação em sala de aula, ensino de língua nativa e língua portuguesa como segunda língua, análise e construção de materiais didáticos no contexto bilíngue e Literaturas indígenas. Ainda coordena o Grupo de pesquisa Grupo de Formação Docente e Assessoria Linguística (GPFDAL).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •