Alessandra Domingos de Souza
Alessandra Domingos de Souza, Mestre em Educação pela Universidade Federal da grande Dourados (2019), na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação, graduada em Pedagogia-Licenciatura Plena pela mesma Universidade (2017).
Cursou disciplinas como Aluna Especial no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campos do Pantanal (CPAN/UFMS), na linha de Pesquisa Formação de Educadores e Identidade por meio da disciplina Fundamentos e Práticas da Educação Infantil no primeiro Semestre e a disciplina ?Tópicos Especiais- Formação Docente para a Alfabetização e o Letramento, no segundo semestre letivo de 2019.
Atuou como Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- CPAN/UFMS (2020/2021.1). É Professora estatutária de Educação Infantil nível de Pré- Escola no CEMEI Parteira Maria Benvinda Rabello (2018), e foi Professora estatutária nos Anos Iniciais na Escola Municipal Maria da Conceição Angelica Dourados- MS (2020-2022). Durante 6 meses irá atuar como Bolsista do IFMNG - Como Professora Pesquisadora no curso de Educação Infantil: Práticas Educativas voltadas a bebês e crianças público da Educação Especial (2022-2023). Atualmente é Doutoranda em Educação - UFGD (2023).
Tem experiência em coordenação pedagógica e educação profissional, já que atuou como Professora na disciplina Atuação Profissional (2018) e como Coordenadora Pedagógica (2018-2019) no curso Pedreiro de Alvenaria do núcleo de atuação do Pronatec Prisional de Corumbá-MS, no projeto Mulheres Mil, SED/MS. Trabalhou como Contratada no Pre II D, no CEMEI Catarina Anastácio da Cruz (2020) e no 1 Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Barão do Rio Branco (2019). Nos anos de 2020, 2021 e 2022, tem atuado como Coordenadora Pedagógica na Reme de Corumbá-MS, no período de 2020 a 2021 no Cemei Maria Benvinda Rabello e no ano de 2022, na escola Delcídio do Amaral. Pesquisadora Colaboradora do Projeto "A educação básica em países do Mercosul" e participa da pesquisa em rede Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 - PRÓ-HUMANIDADES, coordenado por Andréia Vicência Vitor Alves.
Atuou como bolsista CAPES, por meio do Mestrado em Educação FAED/UFGD (2017-2019) e bolsista de graduação FAED/UFGD, por meio do PIBID- Programa de Iniciação à Docência (2015-2017), projeto coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Alice de Miranda Aranda e Maria de Lourdes dos Santos. Participou como bolsista de Iniciação Científica articulado ao Projeto de Pesquisa ?A gestão democrática da Educação na Política Educacional do Mato Grosso do Sul: da promulgação da Constituição Federal de 1988 à 2014?, projeto coordenado pela Prof.ª Dr.ª Andréia Vicência Vitor Alves, no período de Março/2014 à Agosto/2015.
Em sua atuação como Professora buscou articular o tripé ensino, pesquisa e extensão, e direcionar sua formação continuada contemplando principalmente os seguintes temas: Educação não formal e Educação Formal, educação infantil e prática pedagógica, arte e infância, arte e formação de professores, narrativas autobiográficas. Atua principalmente nos seguintes temas: política educacional, educação social, qualidade do ensino, Gestão educacional e Planejamento, Educação Infantil e Anos Iniciais, Ensino e Aprendizagem, Formação Inicial e Continuada de Professores. Participou do Projeto de Extensão ?Projeto Bem-me-Quer- CACES? como uma das coordenadoras e participante do Núcleo da Contação de Histórias (2015).
Em 2012 trabalhou como estagiaria no Ceim Professor Bertilio Biensfeld e como monitora de uma criança com Transtorno do Desenvolvimento Global com Espectro Autista na Escola Franciscana Imaculada Conceição por onde teve vinculo empregatício por um ano e meio. Tem experiência na área de Humanização Hospitalar e Gestão de Projetos, em 2012 como voluntária no Projeto Bem me quer- UFGD e em 2013 como facilitadora do Projeto Vivência e Estágio na realidade do SUS (Ver-SUS), organizando o Projeto com a comiss
Has experience in Education, focusing on Education
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
